LÍDER DA ANP ADVERTE QUE DISSOLVER O PARLAMENTO ABRIRÁ OUTRA CRISE, AINDA MAIS SÉRIA

O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, advertiu esta segunda-feira, 08 de junho de 2020, que se se dissolver a ANP, haverá outra crise séria e que os deputados da nação devem estar preparados  para o fim da legislatura.

O líder do hemiciclo avisou que, com a queda do Parlamento,  a comunidade internacional não reconhecerá nenhum governo que não tenha programa de governação, por isso “é bom que os guineenses saibam que os parlamentares não têm medo da dissolução do hemiciclo, mas compete ao Presidente da República tomar uma decisão no âmbito da Constituição”.

Cipriano Cassamá fez essas considerações depois da reunião conjunta com os partidos políticos representados no Parlamento. O encontro tinha sido convocado para encontrar consensos que levassem  ao fim da crise política e formação de um governo que integrasse outras formações políticas com assento no Parlamento.

Sobre o assunto, Cassamá disse que pediu às formações políticas no sentido de privilegiarem o interesse nacional e resgatar a Guiné-Bissau da instabilidade, “mas infelizmente a reunião foi inconclusiva”.

O líder do hemiciclo informou que já pediu uma audiência ao chefe de Estado, Úmaro SissocoEmbaló, a quem deverá reportar as conclusões da reunião com os partidos políticos. Cipriano Cassamá defendeu a necessidade de os partidos políticos colocarem o país em primeiro lugar e privilegiarem o diálogo.

“Deve haver cedências para a formação de um governo inclusivo para salvar o interesse da maioria dos guineenses”, frisou.

“O Parlamento tem quatro sessões anuais, não serei jamais, nunca fui um protagonista da instabilidade no país. Não vou levar o atual programa para ser discutido ao nível da sessão parlamentar, mas o plenário é soberano, porque não mando nos deputados da nação, portanto sou obrigado a aceitar o veredito da maioria como manda a democracia e espero que o povo entenda e que todos compreendam essa minha posição”, sublinhou.


Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *