Embaixador de Portugal: “A GUINÉ-BISSAU É O PAÍS DOS PALOP COM MAIS ESTUDANTES À PROCURA DO ENSINO PORTUGUÊS”

O Embaixador de Portugal residente em Bissau, José Caroço, afirmou que a Guiné-Bissau é o País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com maior número de estudantes que procuram os estabelecimentos do ensino superior em Portugal.

“Quando temos essa situação de estudantes que pretendem estudar em Portugal, de forma individual, há sempre algum caso de alguém que gostaria de ver o seu visto ser emitido o mais rapidamente possível, porque o ano letivo já começou ou por outra questão qualquer”.

José Caroço fez essa observação esta quarta-feira, 27 de outubro de 2021, à saída da audiência com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, na qual disse ter trocado impressões com Cassamá  sobre as relações de parceria entre os Parlamentos dos dois países e analisar alguns projetos, no âmbito de cooperação bilateral.

O diplomata português fez referência à situação dos estudantes guineenses que não conseguiram viajar para Portugal para prosseguir os seus estudos, contudo, informou que a situação da Covid-19 trouxe muitos constrangimentos, nos anos anteriores, para a embaixada e continua a condicionar a ida dos estudantes guineenses para Portugal.

“Mas de modo geral o processo de emissão de vistos para os estudantes guineenses está melhor do que já esteve”, assegurou e acrescentou que neste ano a embaixada fez um esforço acrescido nos serviços consulares  da embaixada, através de balcões dedicados só para estudantes, de maneira que “os números de forma geral são positivos”.

José Caroço garantiu que todos os estudantes que cumprirem os requisitos exigidos, serão, mais cedo ou mais tarde, contemplados com vistos para ir estudar. 

O embaixador de Portugal revelou a existência de um volume assinalável de pedidos de vistos de estudos, lembrando que alguns processos que deram entrada naquele serviço consular nos anos anteriores não foram tratados, devido à pandemia da Covid-19.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A   

6 thoughts on “Embaixador de Portugal: “A GUINÉ-BISSAU É O PAÍS DOS PALOP COM MAIS ESTUDANTES À PROCURA DO ENSINO PORTUGUÊS”

  1. Para mim é um notícia acho que é os dois Estados deve esforçar cada vez mais adequado

  2. É de grande importância revelar as situações que se passam em torno do nosso país. Isso mostra claramente uma ação condigna por parte da embaixada de Portugal.
    Por outro lado, é de competência do Estado da Guiné-BISSAU criar as condições para que todos os cidadãos guineense possam beneficiar. Ao invés de uma grossa imigração para Portugal.

  3. Epa embaixada da guine bissau é uma vergonha é lamentável um português para entrar na propria embaixada precisa dormir na porta da embaixada para conseguir uma senha para tratar algo uma vergonha uma embaixada nao emitir uma certidão de nascimento tem que se pedir em portugal para ser enviado para bissau mas o que a embaixada esta ai a fazer para que serve a embaixada , uma embaixada que o serviço de agendamento é obrigatório e o serviço nao funciona, porque nunca chamam um português tem que fazer agendamento para fazer um cartao de cidadão e ja la vai um tempo nao chamam para ir fazer o cartão fogo , que raio de embaixada temos nos nesta terra, tenham vergonha isso é brincadeira. Podem publicar o meu nome e email porque isso é um absurdo.

    1. Gostaria de saber se os pedidos de vistos de estudo pendentes vão ser resolvidos ou não.

  4. O fluxo dos estudantes a procurarem as instituições Portuguesas para estudarem, si deve a disordem mal preparação e falta do senso do governantes Guineenses, a Guiné-Bissau torno o País dos PALOP com mais estudantes a Portugal, porque por um lado, é o único País dos PALOP que não dispões di Universidades propriamentes ditas que funcionam a 100%, só dispõe di ditas Universidade, digo ditas tanto para sa Públicas assim como para as Privadas, e de outro lado, é um dos PALOP em que os Jovens matriculam para opter vistos de entrada como estudantes, chegando portugal si transformão em traficantes obreiros e prostetutos.

  5. É muito importante agradecer o atual embaixador português na Guiné Bissau o Sr.José Caroço por belo serviço que está aprestando nesse momento na Guiné Bissau, através contato ativos com os processos dos estudantes para Portugal. E acabou-se com acumulação dos processos na embaixada. Só continuar a seguir com outro processo de junta médica e reagrupar familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *