O presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Luís Simão Intchama, anunciou a intenção de recuperar o espaço verde do bairro d’ajuda segunda-fase, em Bissau, para eventos culturais, sobretudo para transmissão de jogos da seleção nacional de futebol “os Djurtus”, no Campeonato Africano das Nações.
“Esse espaço fica no centro da cidade, por isso deve merecer outra visão, além de ser um local confortável para repouso de pessoas” disse.
O anúncio foi feito depois de uma visita ao espaço na segunda-feira, 01 de novembro de 2021, durante a qual considerou “anormal” o estado em que o local se encontra.
O responsável da edilidade prometeu uma intervenção, a ter início dentro de uma semana.
“As poucas pessoas que ainda persistem em vender os seus produtos vão ser deslocadas para o espaço que fica frente ao prédio Taiwan para continuarem as suas atividades”, assegurou e referiu que se o governo, através do Alto Comissariado, declarar o fim da pandemia no país, os mercados improvisados, na sequencia da Covid-19, vão também acabar.
Com a sistemática renovação de estados de calamidade na Guiné-Bissau, o governo através da Câmara Municipal de Bissau cedeu espaços, a título provisório, a mulheres que exercem pequenas atividades económicas como mercado para evitar aglomeração de pessoas e poder facilitar na materialização rigorosa das medidas preventivas adotadas pelas autoridades sanitárias.
“A CMB, no uso das suas prerrogativas, deslocou pessoas da subida de cabana para o Bairro d’Ajuda. Neste momento, o espaço quase foi abandonado pelos vendedores, que preferiram voltar para a subida de cabana, por falta de clientes e os produtos acabam muitas vezes por estragar-se”.
Luís Simão Intchama condenou o abate de cabras no espaço verde, porque “o local não dispõe de condições para ser um matadouro”.
“Eles sabem que não podem matar cabras naquele local, mas disseram-nos que são cabras que chegaram com febre. Uma coisa que não deveria ter acontecido, sem antes uma autorização prévia de um médico veterinário, porque os animais abatidos são para o consumo humano”, lamentou e revelou que vai ser construída nova feira na estrada de volta, um espaço com maior e melhores condições.
Intchama disse que a CMB pretende inspirar-se no modelo urbanístico de Dacar para construir um parque de estacionamento na cidade de Bissau, enfatizando que o assunto é urgente.
“CMB pondera utilizar espaço atrás do estádio Lino Correia para estacionamentos de carros”,indicou.
Por: Djamila da Silva
Foto: D.S