MFDC ACUSA GOVERNO GUINEENSES DE ASSINAR ACORDO COM O SENEGAL

O Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC) acusou as autoridades guineenses de terem assinado, “nas últimas semanas”, um acordo com as autoridades senegalesas para “utilizar o seu território e atacar” as bases do movimento.

Segundo um comunicado da organização na posse de O Democrata, com data de 4 de fevereiro de 2021, o MFDC avisa que qualquer agressão do exército “senegalês e da República irmã da Guiné-Bissau” será considerada, “nem mais, nem menos, como uma declaração de guerra” contra Casamança.

Ao fazê-lo, lê-se no comunicado, às unidades de combate do Movimento das Forças Democráticas de Casamança vão considerar todos os direitos de “perseguição dos militares senegaleses, onde quer que se encontrem até ao interior da Guiné-Bissau”.

O MFDC lembra que o Senegal tem utilizado todos os meios militares “insuspeitos e impôs” a Casamança uma “guerra injusta, cruel e atroz, desde 26 de dezembro de 1982”, sublinhando que os militares senegaleses sofreram pesadas “perdas humanas e materiais”, durante a guerra.

Por: Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *