Seis pessoas perderam a vida e catorze ficaram gravemente feridas no acidente de viação de uma viatura dupla-cabine este domingo, 13 de junho de 2021, junto à aldeia de Mpanquinha, secção de Cnac, setor de Bissorã, região de Oio no norte da Guiné-Bissau.
Uma fonte da Polícia de Ordem Pública (POP) da zona norte, confirmou a O Democrata os números de vítimas mortais no local do acidente (6), em estado grave (14), incluindo um inspetor da POP da zona leste (Bafatá), e mais duas pessoas em estado de ferimento ligeiro.
“A maioria das pessoas que estavam na viatura eram membros de uma família e a viatura pertence ao senhor Armando Incanda. Saíram de uma cerimónia de “toca tchur”. Os feridos foram evacuados para Bissau”, disse e afirmou que não pode avançar ainda com pormenores sobre as causas do acidente.
Segundo o correspondente da Radio Sol Mansi em Bissorã, contatado por telefone, as vítimas morreram de uma forma “desumana”.
“A viatura transportava muitas pessoas que sairam de uma cerimónia “toca tchur” na aldeia de Bungharan. O acidente terá sido provocado por excesso da velocidade, porque segundo as testemunhas, o motorista dirigia com muita velocidade e também não conhecia bem a estrada. A viatura teria embatido num buraco que a desviou do seu percurso, acabando por capotar de lado, causando vários mortos e feridos graves”.
O incidente terá acontecido por volta das 19 horas e todos os feridos foram evacuados para Bissau.
Salienta-se que nos últimos tempos tem sido frequente acidentes de viação sobretudo no interior do país que provocaram dezenas de mortos.
Por: Assana Sambú