Alta Comissária para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Magda Robalo Silva, anunciou o primeiro caso da infeção na região sanitária de Bijagós, desde o anúncio dos primeiros casos desta doença na Guiné-Bissau no mês de março de 2020.
A médica que dirige o Alto Comissariado revelou estes dados esta segunda-feira, 08 de fevereiro de 2021, durante a apresentação do boletim epidiomológico sobre a situação da pandemia no país. A região sanitária dos Bijagós (Setor de Bubaque) até a semana passada [de 24 a 31 de janeiro] era a única das onze regiões sanitárias que compõe o sistema nacional de saúde que não tinha nenhum caso positivo do coronavírus, mas acabou-se por descobrir o primeiro caso na semana passada.
Magda Robalo disse que durante a semana de 1 a 7 do mês em curso, registou-se 145 novos casos da infeção e mais um óbito por Covid-19, no universo de 1656 novas amostras analisadas nos laboratórios.
A médica assegurou que no total a Guiné-Bissau conta com 2.780 casos acumulados, dos quais, 2.427 foram curados (recuperados), 46 casos de óbitos por Covid-19 e seis (06) óbito de pessoas com o coronavírus e para já conta-se com 309 casos ativos da infeção da Covid-19. Frisou que o país começou a enfrentar a segunda vaga em janeiro último, porque a recomendação das autoridades competentes sobre a prevenção não está a ser seguida corretamente pelas populações.
Sobre a morrosidade registada no processamento das amostras, disse que a mesma deve-se a greve dos técnicos do Laboratório Nacional de Saúde Pública (LNSP). No entanto, diz que não compreende a greve levada ao cabo pelos técnicos mobilizados para o combate à pandemia do coronavírus e que reclamam a falta do pagamento de subsídios, que de acordo com a alta comissária, informaram os técnicos que a entidade que dirige está a fazer diligências para o pagamento destes subsídios.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico desta semana, a região sanitária do setor autónomo de Bissau, registou um acumulado de 2.393 casos, dos quais, 2.076 recuperados, 30 óbitos por Covid-19, 04 óbitos com Covid-19 e 291 casos ativos. Biombo tem 144 casos acumulados, 132 recuperados, 08 óbitos por Covid-19, 02 com Covid- 19 e dois casos ativos.
A região sanitária de Bafatá tem 63 casos de Covid-19, dos quais, 55 recuperados, 07 óbitos e um ativo. Na região de Cacheu, os dados se mantém em 50 casos acumulados e destes números, 47 estão recuperados, um óbito e dois casos ativos.
A Quinara mantém com 40 casos acumulados e todos foram curados (recuperados). A região sanitária de Oio tem 31 casos, dos quais, 28 considerados recuperados e três casos ativos.
A região sanitária de Farim mantém com 22 casos e todos foram recuperados. A região sanitária de Gabú tem 26 casos acumulados, onde 17 foram recuperados e nove casos ativos.
Em Tombali os dados mantém em 09 casos acumulativos e todos considerados de recuperados. A região sanitária de Bolama mantém em um caso que também é considerado de recuperado. E a região dos Bijagós (Bubaque) registrou pela primeira vez um (01) caso positivo de coronavírus.
De acordo com o Alto Comissariado, o coronavírus infetou mais as pessoas do sexo masculino, onde das 2.780 infetadas no país, 1.708 são masculinos e que correspondem a 61 por cento, 1.072, são do sexo feminino e que corresponte a 39 por cento. Ainda de acordo com o boletim epidiomologico dos 309 ativos a nível do país, estão hospitalizados 161.
Por: Epifânia Mendonça