Bruma, luso-guineense ao serviço do Olympiacos, foi eleito, esta segunda-feira, 10 de maio de 2021, o melhor jogador da Liga Grega da presente temporada 2020-2021, segundo o CIES-Observatório do Futebol. O jovem futebolista arrecadou o melhor com 296 pontos, mais três do que Sokratis, que ficou em segundo lugar.
De acordo com o Instat Performance Index do CIES, um ranking que avalia diversos parâmetros estatísticos e de performance dos jogadores para elaborar uma classificação, Bruma é o melhor jogador da presente edição da Superliga Grega.
O extremo natural da Guiné-Bissau, nove vezes internacional A por Portugal, disputou 20 jogos na Superliga Grega 2020-2021, tendo marcado sete golos e feito três assistências. No total da temporada, Bruma soma já nove golos e cinco assistências em 34 partidas.
Bruma pode ainda ajudar o Olympiacos a vencer mais um troféu, visto que a equipa liderada pelo português Pedro Martins disputará, no próximo dia 22 de maio, a final da Taça da Grécia frente ao PAOK.
Em reação, através de uma nota, o presidente da Federação de Futebol de Portugal, Fernando Gomes, felicitou o jogador por mais este feito conquistado na sua carreira futebolista.
Recorde-se que Bruma chegou ao Olympiakos por empréstimo do PSV, ficando o clube grego com opção de compra do passe. Se o Olympiakos acionar essa cláusula de compra, Bruma ficará ligado ao Olympiakos por mais quatro temporadas, até 30 de junho de 2025.
Formado no Sporting Clube de Portugal, Bruma mudou-se para o Galatasaray em 2013/14, passando por Real Sociedad (empréstimo), Leipzig e PSV.
Por: Alison Cabral
Fonte: O jogo