A seleção feminina sub-20 de futebol da Guiné-Bissau vai iniciar a caminhada de qualificação da zona africana para o Campeonato do Mundo da categoria que se realizará em 2024, num país a definir posteriormente pelo organismo que dirige o futebol mundial, a FIFA, soube a secção desportiva do Jornal O Democrata junto da Federação Nacional de Futebol (FFGB).
Segundo a explicação do órgão que dirige o futebol nacional, a seleção feminina sub-20 da Guiné-Bissau desloca-se até ao Togo para defrontar a seleção local em partida da primeira mão da eliminatória de acesso ao mundial desta categoria. A segunda mão desta primeira eliminatória entre as duas seleções será em Bissau, no dia 08 do mesmo mês.
Ouvido pelo jornal O Democrata, após a sessão de treino da seleção nacional no Estádio Lino Correia, esta terça-feira 29 de agosto de 2023, o selecionador nacional, Romão dos Santos, mostrou-se satisfeito com o nível de preparação das jogadoras e disse acreditar que a sua equipa possa ter um bom resultado no jogo frente à seleção do Togo.
“Estamos confiantes e acho que podemos alcançar um bom resultado, vencendo esta primeira eliminatória frente à seleção do Togo, nos dois jogos que vamos ter com o Togo. As jogadoras estão fortes, com moral alta e com melhores condições de trabalhos disponibilizadas pela FFGB. Uma situação que nos deixou satisfeitos” afirmou.
Questionado se a estrutura técnica tem conhecimento do poderio da adversária da Guiné-Bissau nesta primeira eliminatória, Dos Santos respondeu que não tem informações da equipa adversária. Contudo, afirmou que a seleção do Togo está no mesmo nível que a seleção do Benin, que jogou recentemente com a Guiné-Bissau.
Santos, que já foi selecionador nacional adjunto da seleção masculina, assegurou que as jogadoras estão fisicamente bem preparadas para esta viagem em busca de passagem para o mundial sub-20 feminino.
Revelou que existem algumas jogadoras lesionadas que não tomarão parte no jogo da primeira mão, tendo pedido apoio dos guineenses à seleção feminina.
Segundo constatou uma equipa de reportagem de O Democrata, que esteve no sintético do Lino Correia, foram convocadas 23 jogadoras para esta primeira mão da eliminatória, mas só vão viajar 20 atletas mais a equipa técnica.
A seleção, que tem realizado sessões de treinos no Lino Correia, entrou hoje em estágio num dos hotéis da capital Bissau e vai viajar na quinta-feira, 31 de agosto, rumo ao Togo.
Em caso de vitória, a Guiné-Bissau apura-se para a segunda eliminatória, aguardando o adversário que vai sair do sorteio.
Refira-se que a Guiné-Bissau já alcançou pela quarta vez consecutiva a qualificação para o Campeonato Africano de Futebol CAN com a seleção masculina. Uma proeza que a atual direção da FFGB espera ser alcançada pelo atual selecionador da equipa feminina.
Nos últimos anos, a seleção feminina tem participado em várias competições no sentido de elevar o nível das jogadoras em competições internacionais e o selecionador Romão dos Santos prometeu enfrentar o desafio para ajudar a elevar o nível do futebol feminino.
No princípio deste ano, a Guiné-Bissau participou no Torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA) em Cabo-Verde, onde foi eliminada pelo Senegal nos jogos das meias-finais, perdendo por 4 a 0, no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.
A seleção do Senegal acabou por vencer o Torneio do UFOA, batendo a seleção de Cabo-Verde por 1 a 0, graças ao golo marcado pela capitã Fall.
Por: Alison Cabral
Foto: AC