O selecionador de futebol de Moçambique, Chiquinho Conde, reconheceu esta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, que a partida diante da Guiné-Bissau da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025) não será um jogo fácil perante uma seleção forte, motivada e acima de tudo na presença do seu público no sentido de garantir o apuramento para o próximo CAN a realizar-se em Marrocos.
Conde, que perdeu na jornada anterior em casa diante do Mali, assegurou que está em Bissau para garantir o único lugar que resta do grupo I para a fase final da competição.
“Estamos conscientes que não será um jogo fácil, porque lutar contra uma equipa forte que está motivada e diante do seu público, obviamente vai querer conseguir a qualificação e terá os mesmos os objetivos que nós de estar presente no CAN”, afirmou Chiquinho Conde.
“Nós estamos aqui também para dizer-vos que vamos lutar para uma posição para fase final do Campeonato Africano”, disse.
Conde falava em conferência de imprensa de antevisão da partida da sexta jornada do grupo I do apuramento para o próximo CAN entre as duas seleções lusófonas no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau. O treino que decorreu esta tarde contou com a presença de vários dirigentes federativos de Moçambique, incluindo o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat.
Falando de forma aberta com à imprensa guineense e moçambicana, Conde explicou que dados indicam que a seleção de Moçambique tem conseguido bons resultados fora de casa e espera continuar nesta senda diante da Guiné-Bissau já amanhã para alcançar o apuramento.
“É preciso acreditar no projeto, no processo e eu acredito no trabalho que temos feito e foi esse trabalho que nos garantiu a nossa presença no último CAN na Costa do Marfim. Esta ideia esta intrínseca”, acrescentou Conde.
Conde, que foi jogador de Vitória Setubal, admitiu que seria uma injustiça se o Moçambique não conseguisse a qualificação para o CAN devido aos resultados alcançados e pelo numero de golos que marcou desde a primeira jornada.
Nos 15 minutos concedidos à imprensa, foi visível que o selecionador de Moçambique conta com todos os seus atletas convocados para esta partida.
Em partida da segunda jornada do grupo I disputada em Maputo, a seleção de Moçambique venceu por 2 a 1 diante da Guiné-Bissau.
A seleção moçambicana está em Bissau para defrontar a Guiné-Bissau, em jogo da sexta e última jornada do Grupo I que decide qual das duas seleções estará presente na 35.ª edição do Campeonato Africano das Nações, CAN, cuja fase final terá lugar em Marrocos, de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026.
Refira-se que, na atual tabela classificativa, a equipa de Chiquinho Conde ocupa o segundo lugar com oito pontos, menos três do que o já qualificado Mali e mais três do que a Guiné-Bissau que, em terceiro lugar, ainda tem hipóteses de qualificação.
Com apenas dois pontos e já sem chances de apuramento, Eswatini está em quarto e último lugar e fecha a campanha visitando o Mali, na terça-feira, à mesma hora (18h) que os Mambas jogam na Guiné-Bissau.
Para se apurar para o CAN-2025, os Mambas precisam de ganhar, empatar ou, mesmo perdendo, desde que não seja por mais de 1-0 ou, marcando, que não seja por uma diferença superior a um golo.
Por: Alison Cabral