Nove militantes apresentaram candidaturas à liderança do Partido da Renovação Social (PRS), a segunda maior formação política no Parlamento da Guiné-Bissau, que vai realizar, em Setembro, o seu quinto Congresso ordinário.
Segundo Joaquim Batista Correia, porta-voz da comissão organizadora do Congresso, o prazo da entrega das candidaturas terminou no domingo e brevemente serão anunciados os nomes dos candidatos apurados dentro dos critérios estatutários.
Apresentaram candidaturas para a liderança do PRS, Alberto Nambeia, actual líder do partido, Ibraima Sori Djaló, antigo presidente do Parlamento, Artur Sanhá, antigo primeiro-ministro, entre outros militantes do partido fundado por Kumba Yalá. Para o cargo do Secretário-geral do partido, são duas candidaturas, entre as quais, do actual Secretário-geral, Florentino Mendes Pereira.
Este será o primeiro Congresso do partido sem a presença de Kumba Ialá, que fundou o PRS, com outros militantes, em 1992, falecido em Abril de 2014, em circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas.
O quinto congresso dos renovadores realiza-se na localidade de Gardete, arredores de Bissau, de 26 a 29 de Setembro, com mil e um (1001) delegados e dezenas de convidados nacionais e estrangeiros, nomeadamente “partidos amigos” de Portugal, Cabo Verde, Angola, entre outros.
Por: Redação
O Democrata/angop