A atleta guineense tetracampeã africana na categoria de 48 quilos, Taciana Lima César (Taciana Lima Baldé), venceu o campeonato do judô em Portugal pelo Sporting Clube de Portugal. A rainha de arena em África na sua categoria bateu na final a atleta portuguesa Leandra Freitas. No ano passado (2016), Taciana Lima César havia perdido para a mesma atleta, Leandra Freitas na final, ficando com a medalha de prata.
Em declaração ao repórter do jornal ‘O Democrata’ considera que a luta deste ano com sua adversária do ano passado foi equilibrada. A próxima competição da judoca guineense será no dia 18 de Novembro, no Grand Prix da Holanda, onde representará a seleção da Guiné-Bissau, no mesmo dia, seu marido, Diogo César, também atleta nacional vai representar o país na África Open em Dakar. Taciana garante que os guineenses podem esperar o que sempre fez: ’muita vontade de ganhar e de representar a Guiné-Bissau da melhor maneira possível’. A rainha de judô africano conta ainda que, “eu lutei na categoria acima da minha, minha categoria de peso é 48kg, mas nesta competição lutei na categoria de 52kg. Por isso tem um gosto especial”.
BIOGRAFIA
Taciana Rezende de Lima Baldé nasceu no dia 17 de Dezembro de 1983 no Brasil. Iniciou a prática desta modalidade em Abril de 1995, com doze anos, tendo-se graduado como Faixa Preta NI DAN. Taciana Baldé já conquistou várias medalhas de ouro, prata e bronze. Em 2009, Baldé foi medalha de Ouro em World Cup em belo Horizonte no Brasil e Bronze em Birmingham, na Inglaterra.
Em 2013 conquistou quatro (4) medalhas de ouro, uma no Campeonato Africano em Maputo, Moçambique; Medalha de Ouro no European Open, em Lisboa, Portugal; Medalha de Ouro nos jogos regionais de São Paulo – Brasil e por último foi Medalha de Ouro no Open África, nas Ilhas Maurícias. Em 2014 foi bi-campeã africana; medalha de bronze em Grand Slam de Tyumen na Rússia, bronze em Grand Prix da Turquia; campeã dos jogos da lusofonia; bronze na European Open Roma e Polónia.
Taciana Baldé arrecadou nove títulos em 2014, dos quais um de ouro no Campeonato africano de Judô realizado nas Ilhas Maurícias. A vitória do dia 25 de Abril reconfirma a guineense Taciana como a primeira classificada no ranking africano e sexta colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Judô. Em Março último Baldé começou o ano 2014 em grande, conquistando a terceira colocação na sua categoria numa prova internacional “Grand Prix Samsung” realizada na Turquia.
Por: Sene Camará/Assana Sambú