‘Janeiro de Luta’: JAAC DEBATE O SUCESSO E INSUCESSO DA GOVERNAÇÃO DO PAIGC

A Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) lança oficialmente hoje, 06 de Janeiro 2018, a sua jornada política denominada ‘Janeiro de Luta’, visando promover uma série de conferencias com foco central para descobrir os fatores de sucesso e de insucesso na governação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

A conferência que teve sua abertura oficial hoje, no círculo eleitoral 29, em Bairro Militar, arredores de Bissau, decorrerá até o dia 29 de Janeiro em todos os círculos eleitorais sob o lema: ‘JAAC testemunha dos fatores de sucesso e insucesso durante a governação do PAIGC’. Dentro do lema escolhido, os jovens do PAIGC interrogados com algumas situações do partido, procurarão encontrar respostas sobre os seguintes assuntos: a Instabilidade interna do PAIGC; Incumprimento da disciplina partidária; Revitalização do espírito de militância e cumprimento dos princípios e valores ideológicos do PAIGC, tendo como orador Ussumane Camará, Coordenador das atividades de ‘Janeiro de Luta’, igualmente Secretário para Organização, Dinamização das Estruturas dos Assuntos Políticos e Estratégicos da JAAC e teve a moderação da Vânia Ly da Silva.

Em declaração ao jornal O Democrata, Ussumane Camará justifica a institucionalização de “Janeiro de Luta” pela JAAC como forma de resgatar os valores que outrora caraterizavam o sucesso do PAIGC, apontando como o exemplo, a escolha da direção superior do partido libertador do ‘Setembro Vitorioso’, onde celebra as suas grandes festas, fato que motivou a estrutura juvenil do partido a abraçar também o desafio de janeiro de luta.

“Adotamos Janeiro de Luta como sendo um mês onde passaremos a fazer as nossas grandes realizações, tendo em conta que neste mês temos três grandes datas, designadamente, 20 de Janeiro (morte do Amílcar Cabral); 23 de Janeiro (início da luta armada) e 30 de Janeiro (morte da Titina Sila), por isso, serve-nos também de reconhecimento dos trabalhos daqueles que ficaram pelo caminho para as conquistas do partido e o bem-estar da Guiné-Bissau”, sublinha Camará.

Além de palestras, ‘Janeiro de Luta’ contará com formações, atividades culturais e desportivas a nível nacional, em todos os círculos eleitorais. Camará questiona o porquê do PAIGC vencer quatro das cinco eleições já realizadas desde a abertura democrática em 1990, mas até então não conseguiu chegar ao fim de um mando que o povo lhe confiou, ou seja, não conseguiu governar o país.

Ao longo de ‘Janeiro de Luta’ a juventude dos libertadores estarão num debate radiofónico com o atual líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, onde os membros da JAAC vão questionar os fatores de sucesso e de insucesso do partido ao presidente desta maior formação política guineense. Também, a juventude libertadora terá a oportunidade de espelhar a sua visão relativamente aos fatores que impediram o sucesso governativo do PAIGC.

O momento mais alto de ‘Janeiro de Luta’ será a Semema Ideológica onde a JAAC selecionará alguns membros em diferentes estruturas a nível nacional para participarem no evento que contará com grandes oradores e moderadores, tendo como foco central alguns temas atuais na vida do PAIGC.

Na mesma ocasião, Ussumane Camará avançou que a Juventude Africana Amílcar Cabral apoiará a recandidatura do Engenheiro Domingos Simões Pereira à liderança do PAIGC, enfatizando grandes trabalhos realizados pela atual direção do partido, acrescentando que em breve a JAAC lançará a recandidatura de Simões Pereira ao IX Congresso Ordinário dos libertadores.

 

 

 

Por: Sene Camará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *