
Depois da edição impressa em julho último, O Democrata publica no seu site, em séries de 3 membros, o sintético percurso académico, profissional e político dos atuais governantes guineenses. Visando, apenas, fornecer as informações precisas e credíveis aos leitores do Jornal O Democrata permitindo-lhes formular opiniões de forma objetiva e responsável no exercício da cidadania.
JOSÉ ANTÓNIO CRUZ ALMEIDA: Ministro das Obras Públicas, Construções E Urbanismo
Nasceu no dia 19 de Março de 1964, em Farim (região de Oio). Diplomou-se em Engenharia Civil e Industrial, atribuido o Grau de Mestre em Ciências Técnicas, pelo Instituto de Construção Civil de Rostov na Rússia, em 1992. Foi Diretor-Geral de Estradas e Pontes de 2002 a 2007. Membro do Comité Central do PAIGC, eleito no congresso de Gabú em Junho de 2008. Entre 2009 e 2012, foi ministro das Infraestruturas (Guiné-Bissau) até o golpe de abril de 2012. Agora foi chamado para exercer a função de ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo. Fluente em português, francês e russo.
VALENTINA MENDES: Ministra da Saúde Pública
Nasceu no dia 27 de Setembro de 1968, em Bissau. Fez a licenciatura em Medicina pelo Instituto de Medicina de Lugansk (Ucrânia-Ex-URSS) em 1992. Fez o curso de Pós-Graduação médica sob a supervisão do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Hospital Geral de Santo António de Porto (Portugal) em 2002. Foi responsável pelas doenças Cardiovascular, Coordenador Nacional do Programa de Seguimento e Tratamento Anti-Retroviral nas Crianças. Entre 2009 a 2011 foi presidente da Junta Médica Nacional. Desempenhou ainda a função da ministra da Mulher Família, Coesão Social e a Luta contra a Pobreza de 2011 a 2012. Membro de UDEMU e UNTG. Fluente em português, francês e russo.
MARIA ODETE DA COSTA SOARES SEMEDO: Ministra da Educação Nacional
Nasceu no dia 07 de Novembro de 1959, em Bissau. Fez a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) em 1989. Fez o doutoramento em Letras (Literatura de Língua Portuguesa), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil) em 2010. Reitora da Universidade Amílcar Cabral. Investigadora Sénior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP). Em 1991/95 diretora da Escola Normal Superior “Tchico Té”; entre 1995 a 1997 foi diretora de Ensino Geral e depois Diretora do Ensino Básico e Alfabetização. Ex-Ministra da Educação Nacional – Junho 1997 a Fevereiro 1999. Ex-Ministra da Saúde – Março de 2004 a Novembro de 2005. Escritora e professora da língua e literatura portuguesa. Fluente em português e francês.
Estes ultimos nao parecem ser fluentes em Portugues pelas declarações prestadas na imprensa