(Continuação) QEM SÃO OS NOSSOS GOVERNANTES (IV/X): MMFCS – MJ- MCS

 

Segue-se esta série de 3 membros, o sintético percurso académico, profissional e político dos atuais governantes guineenses. Visando, apenas, fornecer as informações precisas e credíveis aos leitores do Jornal O Democrata permitindo-lhes formular opiniões de forma objetiva e responsável no exercício da cidadania.

 

 

 

 

BiloneNhase

 

BILONY NHAMA NANTAMBA NHASSÉ: Ministra da Mulher, Família e Coesão Social

Nasceu a 15 de Julho de 1960 em Bambadinca. De 1975 a 1980 estudou o curso médio de Mecanização Agrícola na República de Cuba. De 1982 a 1988 estudou o curso Superior de Mecanização Agrícola no Instituto Superior de Ciência Agropecuária de Havana (ISCAH), Cuba. De 2006 a 2011 Curso Superior da Administração e Gestão das Empresas na Universidade Lusófona da Guiné. Funcionária do Ministério de Agricultura. Foi nomeada Secretária de Estado de Segurança Alimentar durante o governo de transição de 2013 a 2014. De 2008 a 2014 membro do Comité Central do PAIGC.

 

 

Carmelita

 

CARMELITA PIRES: Ministra da Justiça

Nasceu na Guiné-Bissau a 16 de novembro de 1963. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, em 1991. Em 2007 mestrou-se em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Exerceu a profissão de Advocacia desde 1993 e é membro da Ordem de Advogados da Guiné-Bissau e de Portugal. De 2009 a 2012 foi Conselheira Especial do Presidente da Comissão da CEDEAO para o Tráfico de Droga e o Crime Organizado em Abuja, Nigéria. De 1996 a 2007 foi diretora do Centro Legislativo e Ambiental na União Internacional para Conservação da Natureza e ministra de Justiça. Em Outubro de 2013 foi eleita presidente do Partido Unido Social Democrata (PUSD). Fluente em português

 

AngeloRegala

 

AGNELO AUGUSTO REGALLA: Ministro da Comunicação Social

Natural de Campeane – Quitáfine (Região de Tombali) sul da Guiné-Bissau, cursou Jornalismo pelo “Centre de Formation et Perfectionnement de Journaliste (CFPJ)” em Paris/França. Fundou a estação emissora “Bombolom FM”, uma das primeiras rádios privadas do país. Eleito líder da União para a Mudança (UM) em 2012. Foi um dissidente do PAIGC. Dirigiu a Radio difusão Nacional em 1974/77; Secretário de Estado da Informação 1984/87. Esteve no Ministério dos Negocios Estrangeiros, onde exerceu o cargo de Director-Geral para os Assuntos Políticos, Económicos e Culturais 1987/90. Chegou a Secretário de Estado da Comunicação Social em 1990/92. Conhecido líder oposicionista, foi deputado pela UM no primeiro Parlamento multipartidário (1994/98), e conselheiro de comunicação e porta-voz do falecido Presidente Malam Bacai Sanha entre Setembro 2009 e Janeiro 2012. Fluente em português e francês.

1 thought on “(Continuação) QEM SÃO OS NOSSOS GOVERNANTES (IV/X): MMFCS – MJ- MCS

  1. Um trabalho de merito, efectuado com grande profissionalismo e querencia. Parabens ao jornal O Democrata.

    Ha uma neccesidade de, a partir de agora em diante, saber quem é quem entre os guineense. Isto porque, os proprios guineenses nao se respeitam uns aos outros o que leva ao nao reconhecimento das competencias e do valor dos seu concidadao. Tudo isso e fruto da propria realidade guineense onde a atribuicao e/ou nomeacao a cargos de lideranca ou outros nao obdece aos criterios de merito, competencia ou de profilacademico/profissional da pessoa a quem lhe e atribuido o cargo. O exteriotipo dado ha decenios aos dirigentes africanos em geral e aos guineense em particular, foi sempre o de que todos sao incompetentes, analfabetos e corruptos. Espero que este simbolo se apague de uma vez por todas. Bem haja.

    Com os melhores cumprimentos,

    Jorge Victor Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *