Mais de uma centena de forças de segurança, constituídas por elementos da Polícia de Intervenção Rápida e da Guarda Nacional, expulsaram no início da noite desta segunda-feira, 29 de janeiro 2018, militantes que circulavam ao largo da sede do PAIGC, na Praça dos Heróis Nacionais.
A reação das forças de seguranças surgiu uma hora depois da Conferência de imprensa do Comissário Nacional Adjunto da Proteção e Segurança, Coronel Salvador Soares, que na ocasião anunciara que se iria cumprir com lei. O responsável se referia a providências cautelares dos Tribunais regionais de Bissorã, Buba e Bafatá, que ordenaram a suspensão do congresso, atendendo assim as reclamações de alguns militantes daquela zona que alegaram terem sido vítimas de exclusão nas conferências de base para a escolha de delegados.
Forças de seguranças, armadas com AK47, bastões, lança granadas de gases lacrimogéneos, expulsaram igualmente mulheres que vendiam comidas ao lado da sede do PAIGC.
Neste momento, regista-se a chegada de mais militantes e dirigentes do partido libertador, que visivelmente mostram-se apreensivos com a situação. Mas também estão determinados a prosseguir com o congresso amanhã, 30 de janeiro.
As forças de segurança ocuparam neste momento o jardim da Praça dos Heróis Nacionais e impedem a passagem de pesssas em différentes artérias da praça.
Por: Assana Sambú
Foto: BD
Si bu djunta ku purki ta cume farel.
pra mim isso es melhor porque todos tem que voltar ao partido porque o dsp eh um ditador que merece ser preso devido tantas pertubacoes e crises instaveis que o pais estas a sofrer, mas porqueh que o dsp vai ser um unico candidato para congresso, isso eh absurdo nao faz sentido. ele merece ser preso devido ma atos e ma palavras
Seria muitíssimo bom que a Guiné-Bissau e os guineenses os donos deste território de 136 125 Km^2, soubessem que já mais esta nacao ficará em maos de pessoas analfabetas e corruptas. Deste modo que, para o bem desses individuos pouco recomendados deveriam eles pautar pelo juizo e abster-se dessa odisseia a que se encontram envolvidos. Desdes os primordios das suas criacoes, os partidos sempre sancionaram os seus prevaricadores membros quando violam as regras fundamentais de suas organizacoes. Assim sendo, o PAIGC, tomou a correcta decisao de sancionar os seus infratores estatutários e isso, nunca deve ser a razao ou argumentos para interpor-se contra a LEGITIMIDADE DO PARTIDO.
O problema é de facto que esses individuos corruptos e de negócios obscuros sabem que segundo a HISTÓRIA DA GUINÉ-BISSAU, ESTAO ELES COMPLETAMENTE EXCLUIDO E COMO NAO LHES RESTAM NADA A GANHAR, AGORA QEUEREM ARRASTAR A NACAO INTEIRA PARA UMA GUERRA CIVIL.
Eu acredito que muitos deles responsáveis por este ignóbil acto estao neste momento disponíveis para morrer. Enfim, que pouco valor tem e for a assim identificados e que mais podemos esperar por uma pessoa que nao VALE NADA SOCIALMENTE A NAO SER CONFUDIR AS PESSOAS COM BENS MATERIAIS OBTIDOS A CUSTA DE PREVARICACOES? QUE MAIS PODEMOS ESPERAR? A GUNÉ-BISSAU BEM VALE MUITO MAIS DO QUE O QUE ELES JULGAM SER?
VIVA A GUINÉ-BISSAU!
VIVA O PAIGC E O SEU PROJECTO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA NACAO!
VIVA AMICAR LOPES CABRAL!
Engo Braima Tambarina