Confira, a série de 3 membros, o sintético percurso académico, profissional e político dos atuais governantes Guiné-Bissau. Visando, apenas, fornecer as informações precisas e credíveis aos leitores do Jornal O Democrata permitindo-lhes formular opiniões de forma objetiva e responsável no exercício da cidadania.
ILDEFONSO ANIBAL JOSÉ FERREIRA DE BARROS: Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima
Nasceu a 6 de Novembro de 1961 em Gabú, leste da Guiné-Bissau. Em 1987 licenciou-se em Engenharia Mecânica na especialidade de Máquinas e Instalações Frigoríficas e Compressoras pelo Instituto de Tecnologias de Refrigeração Industrial de Odessa, Ucrânia. Fez estudos de Pós-graduação no domínio de Estudos e Elaboração de Projetos de Empreendimentos no Instituto Carlos Magno em Lisboa, Portugal. Entre 1991 a 1992 foi chefe de gabinete do Ministro das Pescas. Desempenhou várias funções no Ministério das Pescas com destaque para o cargo do Diretor-Geral das Pescas. 2010/11 Secretário-Geral e Coordenador da FISCAP (Fiscalização das Atividades de Pesca). Membro do conselho de Administração do Instituto da Biodiversidade e Áreas protegidas da Guiné-Bissau. É militante do PAIGC. Fluente em português, francês e russo.
IDELFRIDES MANUEL GOMES FERNANDES: Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades
Nasceu no dia 26 de Dezembro de 1963. Fez o curso superior em Agronomia no Instituto Superior de Agronomia em Krenadar (Ex-Rússia), em 1991.Em 1994, foi Diretor de Património e Aprovisionamento do Ministério de Desenvolvimento Rural e Agricultura. Em 2004, foi presidente do Instituto de Apoio ao Migrante no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades. Em 2008, foi eleito deputado no círculo eleitoral 24. Membro do Bureau Político e Comité Central. Em 2012, foi nomeado Secretário de Estado das Comunidades do Governo de Transição. Fluente em português e russo.
JOSÉ DJÔ: Secretário de Estado do Tesouro
Nasceu a 17 de Dezembro de 1958 em Bissau. Obteve o diploma de Contabilidade Financeira no State University of New York em Delhi em Nova Yorque, Estados Unidos da América. Funcionário do Ministério das Finanças. De 1999/2002 foi acessor para a área de Tesouro. De 2005 a 2007 foi nomeado Secretário de Estado de Tesouro. De 2008 a 2009, nomeado novamente Secretário de Estado de Tesouro. De 2008 a 2014, deputado eleito pela lista do PAIGC no círculo eleitoral de Safim e vice-presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional Popular. Fluente em português e inglês.
…continua