EMPOSSADA NOVA DIREÇÃO DO SINJOTECS LIDERADA PELA JORNALISTA INDIRA CORREIA BALDÉ 

A nova direção do Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS) liderada pela jornalista Indira Correia Baldé, foi conferida a posse esta quinta-feira, 05 de Abril 2018, para um mandato de quatro anos.

A direção ora empossada é dirigida pela Jornalista, Indira Correia Baldé, Presidente; Jornalista Fátima Tchuma Camará, vice-presidente para órgãos públicos; Jornalista Sabino Santos, vice-presidente para órgãos privados; Técnico Demba Sanhá, vice-presidente para rádios comunitárias e Diamantino Lopes, Secretário-geral do sindicato.

A cerimónia de posse realizada nas instalações do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) e presidida por ministro da Função Pública do governo demitido, Tumane Camará. A cerimónia foi igualmente testemunhada pelas várias individualidades e antigos profissionais da comunicação social, como também por alguns dirigentes das instituições públicas, nomeadamente: Vice-presidente do Supremo Tribunal da Justiça, Juiz Conselheiro, Rui Nene; Presidente do Conselho Nacional da Comunicação Social, Juiz Conselheiro, Ladislau Embassa e do presidente da Confederação Geral do Sindicato Independente da Guiné-Bissau, Filomento Cabral.

Presidindo a cerimónia, ministro da Função Pública, Tumane Baldé, advertiu a nova direção do SINJOTECS que a sua progressão dependerá do engajamento e cumprimento de funções e responsabilidade de todas as pessoas empossadas a nível das diferentes estruturas para a melhoria do sector e consequente da sociedade guineense.

Aproveitou ainda a ocasião para apelar aos associados para não deixarem tudo nas mãos da presidente a semelhança daquilo que diz acontece em várias organizações sindicais. Acrescentou neste particular que “todos os sócios devem cumprir com as obrigações de contribuições das cotas e participações nas reuniões sindicais, uma vez que as estruturas sindicais é que são verdadeiros dirigentes de um país”.

Presidente da Confederação do Sindicato Independente da Guiné-Bissau, Filomeno Cabral, na sua intervenção, alertou a direcção ora empossada a cumprirem com suas obrigações até o fim do mandato e não obstantes as dificuldades que poderão encontrar ao longo do caminho

Explicou ainda que a lei geral do trabalho não permite acumulação de funções, neste sentido, pediu aos membros da direção empossado a reflectirem melhor sobre a referida questão.

Prometeu na ocasião fazer uma luta juntamente com a SINJOTECS contra a censura nos órgãos de comunicação social, porque conforme disse, a lei de imprensa condena a censura.

“Se aqui existe alguém recém-empossado que entenda que pode ser chamado amanhã para a assessoria de imprensa a ministério ou instituições, que diga agora, porque não se pode juntar as duas funções. Exercer como jornalista e ao mesmo tempo desempenhar o papel de assessor de uma instituição”, aconselhou o sindicalista.

A presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), Indira Correia Baldé disse no seu discurso que a sua direcção tem a missão de trabalhar para viabilizar e dignificar os jornalistas guineenses, ou seja, tornando a profissão credível e valorizada, contudo, admite estar consciente da situação em que está a organização da classe herdada da antiga direcção.

A jornalista voltou a afirmar que a direção ora empossada vai lutar para que o executivo subvenciona os órgãos da comunicação social do país. Afiançou, no entanto, que a direção trabalhará para a melhoria de condições de trabalho dos profissionais da comunicação social.

Reconheceu ainda que o desafio é grande, mas afirma que a equipa está preparada para enfrentar com sapiência e determinação os desafios a encarar.

Refere-se que a nova direção do SINJOTECS ora empossada foi eleita durante o 2° Congresso Ordinário dos profissionais da comunicação social guineense, que decorreu de 26 e 27 do mês de março último, onde obteve 57 votos a favor e contra 40 do seu adversário, Jornalista Àssimo Baldé.

 

 

Por: Epifania Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *