A Ministra da Administração Territorial da Guiné-Bissau advertiu hoje que vai dar “muito pouco tempo” aos governadores regionais para apresentarem o plano trimestral de governação local, para poder segui-lo.
Justifica que o próprio governo tem também pouco tempo para corresponder aos desígnios para os quais fora criado.
O alerta de Ester Fernandes foi deixado esta quinta-feira, 07 de Junho, na tomada de posse de novos governadores regionais e do presidente da Câmara Municipal de Bissau, oficializados no último Conselho de Ministros do governo de Aristides Gomes.
No seu curto discurso, a governante reitera aos governadores que a sua principal missão é trabalhar para que as eleições aconteçam a 18 de Novembro, data anunciada pelo Presidente da República, José Mário Vaz. Neste sentido, avança que o sucesso do escrutínio de Novembro próximo dependerá da abnegação e o desempenho de todos eles, nas suas respetivas regiões.
“Temos que trabalhar para que a população esteja preparada para receber o ato de recenseamento. O governo central está a trabalhar também para que a data decretada pelo chefe de Estado seja cumprida”, assegurou.
Dirigindo-se aos governadores, Ester Fernandes pede aos mesmos que encarem o processo de eleições como prioridade das prioridades, trabalhando bastante na sensibilização da população para que as eleições decorram num ambiente saudável.
Em nome dos empossados, Luís da Silva Melo, presidente da Câmara Municipal de Bissau, garante utilizar toda a sua capacidade, sabedoria e inteligência no cumprimento da missão que lhes foi incumba e que em nenhum momento baixarão os braços perante os desafios de “ qualquer índole”.
No Conselho de ministros do dia 5 de junho foram nomeados, em comissão de serviços, os governadores Dundu Sambú [região de Bafatá], Armando da Silva [região de Biombo], Dionísio António Gomes [região de Bolama Bijagós], Ana Paula Rodrigues Sanches S. Miranda [região de Cacheu], Abdu Sambú [região de Gabú], Veríssimo Tamba [região de Oio], Binto Nanque Seidi [região de Quínara] e Isidro Isnaba [região de Tombali]
De referir que depois do ato de tomada de posse dos governadores regionais e o presidente Câmara Municipal de Bissau, Rui Gonçalves Cardoso toma posse no cargo de vice-presidente da edilidade camarária de Bissau.
Cardoso desempenhou as funções de Administrador de São Domingos e mais tarde as do governador da região de Cacheu.
Por: Filomeno Sambú
Espero q esses governadores assim Como administradores sectoriais sejam simplesmente banidos apos as eleicoes autarquicas .
Acho muito bem que se peça planos trimestrais de actividades e promessa de seguimento da sua plena execução. A minha inquietação é que não vi única palavra que falasse das condições de financiamento desses planos trimestrais de actividades. Que eu saiba até aqui os governos regiões nunca tiveram orçamentos próprios de funcionamento. Verdade é que todo o plano que não seja acompanhado de um suporte financeiro corre o risco de cair no ridículo. O quê que a governante nos poderá dizer a esse respeito?