A Polícia Judiciária deteve no início da tarde de ontem (sexta-feira), Decano Nacional da Faculdade de Medicina de Bissau, Abulai Biai por suspeita de corrupção e venda de vagas de ingresso de alunos na referida instituição.
Uma fonte junto daquela corporação policial, informou ao nosso jornal que o Decano da Faculdade, Abulai Biai estava a ser ouvido na PJ pelo Inspetor da Brigada dos Delitos Económicos sobre o caso da suspeita de corrupção e jogo de influência no processo da seleção dos estudantes.
O inspetor da PJ depois da audição, declarou a prisão ao suspeito bem como ao seu colaborador, que de acordo com a mesma fonte é quem recebia dinheiro das mãos de estudantes.
O Democrata apurou ainda que a denúncia de corrupção e jogo de influência no processo da seleção dos candidatos à escola de medicina foi feita pelos próprios estudantes junto das autoridades judiciais.
Segundo a nossa fonte, os candidatos alegam que, apesar de terem obtidos notas exigidas para admissão no curso, foram excluídos simplesmente por não terem dinheiro para subornar os responsáveis da Faculdade de Medicina. O Jornal O Democrata soube que a detenção, por ter sido feita na sexta-feira, o suspeito será apresentado ao Juiz da Instrução Criminal na próxima segunda-feira para o efeito da legalização da prisão preventiva.
Recorde-se que em Agosto do ano passado a Polícia Judiciária efetuou uma busca no gabinete do Professor, igualmente Reitor da Faculdade de Medicina, Abulai Biai, com intuito de encontrar elementos que comprovem indícios de corrupção e jogo de influência no processo da seleção de candidatos ao curso de Medicina.
Por: Redação
Forca justica guineense!
Estamos do vosso lado.
Desenvolvimento da Guine Bissau esta nas vossas maos.
Fim da pobreza e melhoria das condicoes dos guineenses dependem da justica.
Já chegamos a este ponto? Admitir os que não têm capacidade e excluir os que têm só porque esses têm dinheiro? Muito triste, mas muito triste mesmo! Sei que em qualquer parte do mundo, para ingressar numa escola de medicina, exige os melhores; porque ser médico exige um bom QI; Estudar a medicina, não é para qualquer pessoa, mas para os que têm mentes brilhantes, visto que depois de curso, vão lidar com a vida humana.
Isso é uma vesrgonha para a nossa faculdade, mas é bom saber que o Abulai Biai ocupou este cargo (Decano) quando estavamos no terceiro ano do curso de Medicina.
A justiça deve ser feita.
SE TODOS NÓS TIVESSEMOS OVALOR DE DENUNCIAR QUALQUER QUE SEJA SINAL DE CORRUPÇAO, A NOSSA CASA SERIA A OUTRA. FALTA OS TURNOS: POLICIA, MEDICOS/ENFERMEIROS, PORTO/MARINHEIROS, FINANÇAS, TURISMO, MILITARES/POLITICOS E, DEIXO AQUI PORQUE A LISTA É INTERMINAVEL. “VAVA A GUINE BISSAU”. ABAIXO MAUS INTENCIONADOS