O Professor universitário e jornalista António Nhaga foi homenageado esta segunda-feira, 29 de julho, pelos estudantes do curso de Comunicação Organizacional e Jornalismo da Universidade Lusófona da Guiné (ULG) pelo seu empenho e dedicação na formação de jovens quadros.
A homenagem ao Professor António Nhaga e também diretor-geral (Editor principal) do Jornal O Democrata feita pelos estudantes que terminaram o curso de Comunicação Organizacional e Jornalismo decorreu no anfiteatro da universidade e contou com a presença do Reitor da mesma, Rui Jandim, Administrador da ULG, de professores e ex-estudantes do curso de comunicação.
Presidindo a cerimónia, o Reitor da universidade, Rui Jandi, disse na sua comunicação que a homenagem ao Professor António Nhaga é uma iniciativa bem merecida, levados em conta os serviços relevantes prestados ao país e à universidade na Guiné no domínio da formação de quadros jornalistas. Segundo ele, os quadros em cuja formação colaborou o Professor Nhaga estão a responder aos desafios de desenvolvimento socioeconómico do país. Em nome da universidade, agradeceu a António Nhaga pelo esforço, dedicação e pelo trabalho feito em prol da consolidação do projeto educativo.
Para o presidente da Associação Académica da ULG, Abulai Djaura, não é apenas importante reconhecer as pessoas apenas após desaparecerem fisicamente de entre as pessoas, mas “também é importante homenageá-las em vida e quando estão a trabalhar, incentivá-las a continuar a trabalhar para melhor podermos alcançar as metas que todos almejam”.
Assegurou neste particular que as competências reveladas pelo homenageado [António Nhaga] foram graças a existência da Universidade Lusófona da Guiné, que de acordo com a sua explanação, é o espaço onde conseguiu implementar as suas ideias bem como “fazer com que a classe jornalística guineense compreenda que realmente ser jornalista não é só falar na rádio, mas também observar mecanismos e princípios”.
António Nhaga, Professor universitário e jornalista, visivelmente emocionado, deixou escapar umas lágrimas durante a sua intervenção de agradecimento aos estudantes. Disse que a homenagem dos estudantes era muito significava para ele e um culminar do contrato da sua contribuição para a universidade de jovens.
Aproveitou a ocasião para voltar a defender a implementação do modelo de negócios no setor da comunicação social guineense, que no seu entender, é o único meio para viabilizar o negócio, mas também permitirá a instauração do curriculum de deontologia profissional e de boas práticas de jornalismo que na sua opinião, é um desafio agora para os profissionais da comunicação social e organizações da classe.
Por: Carolina Djemé
Foto: Marcelo Na Ritche