O coronavírus (Covid-19) chegou à região de Cacheu, concretamente na cidade de Canchungo (norte do país), onde as autoridades sanitárias registaram um caso positivo.
A evolução da propagação do vírus foi anunciada esta quinta-feira, 9 de abril de 2020, pelo porta-voz da Comissão Interministerial de Acompanhamento e Prevenção de Covid-19, Tumane Baldé, durante a conferência de imprensa de apresentação do diário epidemológico. Baldé explicou que três novos casos registados, elevando para 36 casos de infeção na Guiné-Bissau.
Informou que das 86 amostras enviadas ao laboratório, 83 deram negativas e três (3) positivas. Acrescentou que dos três casos positovos, dois são da capital Bissau e um do setor de Canchungo.
O especialista em saúde assegurou que até no momento o país registou 36 casos do Covid-19, dos quais, cinco são da região do Biombo, um da região de Cacheu (Canchungo) e 30 casos residentes em Bissau. Explicou ainda que o resultado dos exames do cidadão senegalês internado no centro de tratamento do coronavírus deu negativo, mas apresentou sintomas do paludismo.
“Provavelmente na próxima segunda-feira, serão feitas as colheitas para amostras laboratoriais dos primeiros infectados pelo COVID-19, para se apurar se realmente estão curados”, assegurou.
Revelou aos jornalistas que atualmente o número de pessoas rastreadas rondam 1500 das quais mais 400 foram submetidas a uma observação rápida.
Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M