Os casos de coronavírus aumentam cada dia na Guiné Bissau e o número de pessoas com infeção subiu para 46. O país passa a ter oficialmente o maior número de casos registados na África Lusófona, de acordo com o diário epidemiológico apresentado esta quarta-feira, 15 de abril de 2020, pelo porta-voz da Comissão Interministerial de
Acompanhamento e Prevenção de Covi-19, Tumane Baldé. Baldé explicou aos jornalistas que registou-se nas últimas 24 horas mais três novos casos de infeção por coronavirus, dos quais dois de Cacheu e um da capital Bissau, e subiu o número dos infetados na Guiné-Bissau para 46. Frisou que o número de doentes clinicamente curados mantêm-se em três. Sem apontar o número exato, Tumane Baldé avisou que há muitas pessoas suspeitas que estão a ser seguidas e examinadas.
Lembrou na sua comunicação que além do setor autónomo de Bissau, a região de Cacheu registou nove casos seguido de região de Biombo com cinco.
Garantiu que o quadro clínico dos pacientes não “é grave” e que estão a reagir bem aos tratamentos.
“Os dados relatados aqui são estatísticas do Laboratório Nacional . Não estão a ser fabricados e são reais. Não têm nada a ver com tirar proveito dos financiamentos, como está a ser especulado nos bastidores, porque a medicina é uma ciência”, assegurou o médico especialista em saúde pública, para de seguida exortar a população a seguir as recomendações das autoridades sanitárias, de forma a prevenir-se da infeção do coronavírus.
Recorda-se que a nível da África Lusófona, a Guiné Bissau regista 46 casos, Moçambique 28, Angola 19 e conta com duas mortes. Números de infetados em Cabo Verde subiu para 11 casos e um morto. São Tomé e Príncipe tem quatro casos, sendo o último país da África lusófona a detetar o vírus.
Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M



















