
A Seleção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau perdeu hoje, 4 de setembro 2016, por 1-0 diante da sua similar de Congo Brazavile.
O jogo contava para a sexta e última jornada de fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) que se realizará no Gabão em Janeiro de 2017.
A seleção guineense equilibrou o jogo em casa adversária, mas aos minutos 77 Férébory Doré apontou o único golo da partida que selou a vitória dos congoleses. Doré é autor de quatro golos da turma congolesa por 2-4 em Bissau no estádio nacional “24 de Setembro” na primeira volta.
Contudo, a selecção nacional já havia apurado, fruto das três vitórias e um empate, antes deste encontro. Djurtus lideram o grupo E com dez pontos, seguido das seleções de Congo com 9 pontos na segunda posição, Zâmbia na terceira com 7 pontos e o Quênia na última posição com 5 pontos.
Assim, a turma nacional será o representante dos países africanos da língua oficial portuguesa (PALOP), na maior prova desportiva africana.
Recorda-se que a Guiné-Bissau preparou o encontro sem preparador físico, Médico, oficial, adjunto treinador, roupeiro da equipa técnica, e viajou para Congo sem a imprensa nacional.
A ausência de imprensa na comitiva desportiva privou os guineenses de acompanhar a exibição dos Djurtus no jogo frente ao Congo. Algumas estações de rádio em Bissau serviram-se de emigrantes em Brazavile como repórteres improvisados para poderem levar os acontecimentos junto de ouvintes amantes do desporto.
Por: Alcene Sidibé/ Sene Camará
quila i ca nada importante já esta.