O Primeiro-ministro da República do Congo que chegou no princípio da tarde do domingo, iniciou esta segunda-feira, 27 de fevereiro 2017, uma visita de trabalho de três dias com as autoridades nacionais guineenses e no fim da visita haverá assinatura de acordos de cooperação nos domínios das Pescas, Agricultura e Petróleo.
Em declarações à imprensa, Clement Mouamba disse que se encontra no país a convite “fraternal” do seu homólogo, Úmaro El Mokhtar Sissoco Embaló e lembrou que as relações entre os dois Estados são “antigas e calorosas”.
“Espero que, com esta visita possamos formalizar essa cooperação através da assinatura de acordos em vários sectores, nomeadamente segurança, hidrocarburantes e formação”, explicou o chefe do governo do congolês, salientando ainda que para além das relações económicas os dois países irão fortificar a cooperação nos domínios político e cultural.
Sobre a situação política na Guiné-Bissau, Clement Mouamba sublinhou a preocupação do seu país, particularmente do Presidente Denis Sassou Nguesso, mas disse esperar que a situação possa melhorar para o bem-estar dos guineenses.
“Esperemos que o país volte à estabilidade política através dos homens”, concluiu Mouamba que encabeça uma delegação que inclui vários membros do seu governo, inclusive o Ministro do Interior.
Por sua vez, o seu homólogo guineense, General Úmaro El Mokhtar Sissoco Embaló frisou que as relações entre os dois países datam da época colonial, revelando que o aeroporto de Congo servia de trânsito aos guerrilheiros do PAIGC nos seus contactos internacionais e aos nacionalistas cubanos que vinham apoiar a luta para a libertação nacional.
Por: Redação
O Democrata/ANG
Obrigado com esta visita. Espero que esta visita vai ser bom e de melhores visita. Obrigado CONGOLÊS . ABRAÇO