Jovem ator do cinema e teatro nascido na Guiné-Bissau, Welket Bungué, faz sucesso no mundo do cinema. Luso-guineense interpreta um dos personagens com maior incidência no filme de longa-metragem intitulado “JOAQUIM” do realizador brasileiro, Marcelo Gomes, que foi apresentado na 67a Edição do Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), em fevereiro de 2017 e que será lançado oficialmente no dia 20 de Abril do ano em curso.
“Joaquim” foi o único filme brasileiro na disputa pelo ‘Urso de Ouro’ no Festival de Cinema de Berlim, onde apresentado à imprensa internacional no penúltimo dia de competição oficial de Berlim. O ator guineense interpretou o personagem João no filme “JOAQUIM” ao lado da sua compatriota, Isabél Martins Zuaa Mutange, uma atriz e performer descendente de um guineense e uma angolana. Estes luso-guineenses fizeram parte da equipa restrita de “JOAQUIM” que pisou o tapete vermelho na 67ª Edição do “Berlinale” [Berlin International Film Festival].
“Tenho cada vez mais fascínio pela cultura e ancestralidade guineenses. Os meus pais são naturais da Guiné-Bissau, e tenho muito orgulho em ter herdado deles valores intrínsecos do povo guineense, nomeadamente a perseverança e o virtuosismo. Gostaria que todo e qualquer cidadão guineense se auto-valorizasse difundindo os valores e talentos da terra-mãe”, assegurou o ator, figura da semana, numa breve entrevista exclusiva ao Jornal O Democrata.
BIOGRAFIA
Welket Bungué é ator, realizador, guionista e performer, nasceu a 07 de Fevereiro de 1988 em Xitole [sul da Guiné-Bissau]. É membro permanente da Academia Portuguesa de Cinema. Pertence igualmente às companhias de teatro ‘RASTILHO’ de Lisboa e SEARA de Beja, onde é também co-fundador. Iniciou a sua formação artística em 2005, onde acabou por tirar a licenciatura em Teatro no ramo de Atores e pós-graduado em Performance.
Realizou a curta “BASTIEN” e integrou no elenco de “Joaquim” de Marcelo Gomes, como também no filme intitulado “KAMINEY” do realizador indiano Vishaal Bahardwaj. Em 2011, recebeu o ‘Prémio AEGBL’ de Artista Revelação pela Associação de Estudantes Guineenses em Lisboa na Universidade de Letras de Lisboa. Em 2012 foi distinguido com o “Prémio de Melhor Ator” em “MUTTER”, no Primeiro Festival de Cinema Quinta Praia – ESMERIZ. Em 2017 esteve nomeado pelos Prémios de Cinema Cineuphoria na categoria de melhor Ator em Curta-Metragem pela sua interpretação no filme ‘BASTIEN’.
De 2006 a 2017, interpretou personagens em duas dezenas de filmes (cinema), 8 telenovelas e 8 teatros. Welket, é fluente em português, crioulo e inglês. Bungué é também locutor para entidades internacionais, bem como desenvolve Escritas Dramáticas, Argumento de Cinema, Performances e Teatro. Atualmente reside no Rio de Janeiro onde prepara o seu espetáculo a solo intitulado ‘TCHON Di BALANTA’.
Por: Assana Sambú
Fotos [por ordem]: Maurizio Gambarini (1,2) e REC Produtores and Ukbar Filmes (3)
Parabéns
Parabéns!!!
Força meu amigo.
Quando acabei de ler a sua biografia fiquei enprecionado com a sua histori,so tenho que dizer coragem e você vai alcansar os seus objectivos.