Estrela de Cantanhez Futebol Clube empatou na tarde desta segunda-feira, 06 de Março 2017, com Cuntum FC por duas bolas (2-2), no tapete sintético do mítico Estádio Lino Correia na partida que encerra a nona (9ª) jornada do campeonato nacional da primeira divisão da Guiné-Bissau – “Guines-Liga”.
Cantanhez viajou desde as matas de Cubucaré, no Sul do país, até a capital Bissau para surpreender, com empate, a equipa do Cuntum Futebol Clube que atualmente ocupa a segunda posição da “Guines-Liga” 2016/2017 com 19 (dezanove) pontos arrecadados com a realização da jornada número nove do campeonato de primeiro escalão de futebol.
Na primeira parte registou-se equilíbrio no jogo, com ataques realizados e golos desperdiçados pelas duas equipas, mas foi a Estrela de Cantanhez que conseguiu aproveitar aos 17 minutos do encontro uma oportunidade para inaugurar o marcador por intermédio de Sidico Sambú, numa jogada bem trabalhada pela zona mais avançada dos homens do Sul, fazendo (0-1) a favor dos visitantes.
A turma da casa reagiu o golo sofrido, mas foi novamente a Estrela de Cantanhez que através do seu ‘homem golo’, Sidico Sambú que aproveitou o adiantamento de guarda-redes do Cuntum Serifo Diop para executar-lhe um soberbo chapéu aos 44 minutos, bisando e ampliando a vantagem da formação de Cubucaré para (0-2). Este resultado mantém-se até o final do primeiro tempo do jogo.
Na segunda parte do encontro, o técnico de Cuntum, Mateus Samba Sanhá inconformado com a desvantagem de duas bolas, lançou dois atletas para o jogo logo no reatar da partida, trata-se do médio Simpanco Djatá e atacante Ndinho.
Aos 55 minutos, “Os Cavalos Branco” de Cuntum reduziram para (1-2) por intermédio de Bubacar Mané, através de uma jogada coletiva bem conduzida pelos rapazes comandados por Mateus Samba Sanhá.
A partir do golo de Cuntum, a estrela de Cantanhez começou a ressentir a pressão dos “Cavalos Branco” que na altura espreitava colar às águias na liderança da prova. A queda dos cubucarenses resultou no golo de igualdade da turma da casa aos 69 minutos do jogo num cruzamento da linha de fundo de Barbosa, na esquerda do ataque de Cuntum que contou com uma boa finalização de Simpanco Djatá que saltou do banco de suplentes para evitar a derrota dos donos da casa.
Saliente-se que o encontro entre a Estrela de Cantanhez e Cuntum é visto pelos amantes de futebol como sendo a melhor partida já disputada na presente época desportiva, tendo em conta o futebol demostrado pelas duas formações.
RESULTADOS DA 9ª JORNADA DA ‘GUINES-LIGA’
UDIB (0-0) Mavegro
Sporting (1-1) Benfica
Bula (1-0) Canchungo
Bambadinca (2-1) São Domingos
Portos (1-3) Bafatá
Mansoa (0-1) Pelundo
Cuntum (2-2) Cantanhez
CLASSIFICAÇÃO DA ‘GUINES-LIGA’ 9ª JORNADA
1 – Benfica: 21 pontos
2 – Cuntum: 19
3 – Bafatá: 17
4 – Pelundo: 17
5 – Bula: 16 (menos um jogo)
6 – UDIB: 15
7 – Sporting: 13
8 – Bambadinca: 11
9 – Canchungo: 10
10 – São Domingos: 8
11 – Mavegro: 8
12 – Portos: 6
13 – Cantanhez: 5 (menos um jogo)
14 – Balantas: 4
Por: Alcene Sidibé/Sene Camará
Foto: Mamadú Camará