
O jovem poeta e escritor guineense, Édison Ferreira, lançou na última sexta-feira, 24 de março 2017, o seu segundo livro de poesias intitulado de ‘Fulgor Efusivo’. Com o título, o autor quis explicar que a independentemente, no contexto político e social que se vive no momento, mas também acreditar que a Guiné-Bissau vai ultrapassar a situação e crescer para chegar ao ponto do desenvolvimento almejado pelos seus filhos.
Em entrevista ao semanário “O Democrata”, o jovem poeta e escritor assegurou que o livro servirá de material de reflexão, porque tem vários temas sobre o atual contexto político e social do país, e que as pessoas podem lê-lo e tirar as suas próprias ilações.
“Quero aproveitar para apelar a todas as pessoas que trabalham tanto na literatura e como nas artes para que unamos e façamos um trabalho, de forma ajudar a nossa geração a ter mais competências e ferramentas que nos permitam contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, precisou o jovem poeta, que confessou que é grande admirador de Amílcar Cabral, que considera de uma grande poeta e escritor.
Biografia
Édison Gomes Ferreira nasceu em Bissau, no dia 15 de Maio de 1977. É Licenciado em Literatura e Língua Portuguesa pela Escola Normal Superior ‘Tchico Té’, atual Escola Superior de Educação (ESE) , em 2012. É poeta e escritor e membro da Associação Guineense de Escritores (AGE). Trabalha como Delegado Comercial na empresa petrolífera ‘Petromar’. Em 2009, Ferreira participou no Prémio Literário ‘José Carlos Schwarz’ promovido pela Embaixada do Brasil na Guiné-Bissau, através do Centro Cultural Brasil-Guiné-Bissau, e foi distinguido com a Menção honrosa. Publicou o seu primeiro livro de poesia intitulado no ‘No Canto Lúgubre da Verdade’.
Em 2014 foi galardoado pelo Governo da Guiné-Bissau como o prémio empreendedor. Ferreira é promotor de eventos culturais. É idealizador, fundador e Diretor-Executivo do Centro Académico e Cultural ‘José Carlos Schwarz’. É Diretor-Executivo do FIT-Festival-Varela (Festival Internacional do Trabalhador). E coordena o Conselho Fiscal da Sociedade de Autores Guineenses – SAG. Agora brindou os guineense com mais um livro de poesia desta vez batizado com o nome de ‘Fulgor Efusivo’ de 95 páginas, editado no país pela editora ‘AGE’.
Por: Sene Camará/Assana Sambú