“Guiness Liga”: PEFINE E FARIM REGRESSAM À PRIMEIRA DIVISÃO

Flamengo de Pefine e desportivo de Farim asseguraram este sábado, 13 de maio 2017, o regresso à primeira divisão do campeonato nacional para a próxima época desportiva, ao venceram as suas respectivas partidas referentes a décima terceira jornada das séries “A” e “B” da segunda liga.

A formação de pefine precisava de vitória frente ao seu perseguidor direto na tabela classificativa, a Estrela Negra de Bissau, e venceu por 2-0. O Desportivo de Farim viajou até Ingoré vencer a académica local por mesmo resultado, onde precisava apenas de empate.

As duas equipas juntam-se à Hipopótamos de Sonaco que garantiu a subida inédita, na semana passada, para a primeira divisão guineense.

A partida entre Estrela Negra de Bissau e Flamengo de Pefine foi realizada no tapete sintético de Estádio Lino Correia que registou uma fraca assistência nas bancas, contudo as duas equipas protagonizaram uma excelente partida de futebol.

O jogo foi equilibrado nos primeiros 15 minutos com oportunidades para ambas equipas, faltando eficácia na finalização. Porém, aos 40 minutos da partida, os militares ficaram reduzidos a dez unidades, pela expulsão de Norton Vieira Faria que viu um vermelho directo, numa entrada à margem das leis, e Pefine viu a sua tarefa mais facilitada.

Na segunda parte, Estrela Negra de Bissau vendeu a vitória muito cara aos homens de bairro de Pefine. Apesar de reduzida a dez unidades, os comandados de Mister Mendes entraram muito organizados taticamente e baixaram o bloco defensivo, conseguindo criar algumas oportunidades, mas não foram eficazes na parte final.

Nos últimos 20 minutos da partida, Pefine conseguiu mostrar a sua superioridade numérica e povoou mais homens no meio campo e assumiram as despesas do jogo.

Aos 72 minutos, Pefine chegou a vantagem por intermédio de Malam Mané que recebeu um cruzamento da zona direita do seu ataque e solto de marcação, colocou o esférico para fundo das redes e abriu o marcador.

Quando a equipa de militares tentava reagir ao golo sofrido e adiar a festa de Pefine para próxima semana, voltou a sofrer o segundo golo, ao cair do pano. Aos 90 minutos, Kaó Victor Camala fechou a contagem por duas bolas a zero, e explodiu os adeptos de pefine de alegria nas bancadas de Estádio Lino Correia.

Na final da partida, Samer, técnico de Pefine não escondeu a sua satisfação pela subida, revelou que o segredo do triunfo está no trabalho árduo que desenvolveu durante a época, mas destacou que a regularidade da sua equipa foi o factor mais determinante para a subida de divisão, pelo que não ficou surpreendido com o feito histórico da sua equipa.

Por sua vez o presidente do Flamengo de Pefine, Denílson Gomes Monteiro, também manifestou a sua satisfação com regresso ao convívio dos grandes, considerando que a sua equipa regressou ao seu devido lugar, a primeira divisão.

Por fim, o técnico de Estrela Negra de Bissau, Miguel Mendes (Mister Mendes) reconheceu a derrota, e parabenizou Pefine, pela subida.

 

 

Por: Alcene Sidibé

Foto: Marcelo N’canha Na Ritche

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *