![](https://www.odemocratagb.com/wp-content/uploads/2017/06/Ministro-do-Estado-do-Interior-Botche-Candé-1.jpg)
O Ministro de Estado e do Interior, Botche Candé, prometeu esta terça-feira, 06 de junho de 2017, desencadear um processo de controlo que permita “estancar” a facilidade dos estrangeiros em obter documentos nacionais, nomeadamente passaporte e bilhete de identidade, sem cumprir o prazo delimitado pelas leis do país.
Botche Candé falava depois de uma visita ao Centro de Produção de Passaportes
Biométricos da Imprensa Nacional (INACEP) e Direção Geral da Emigração, na qual deixou ficar claro que a sua deslocação aquela instituição de produção de passaportes Biométricos visa ter informações precisas sobre a venda de passaportes nacionais aos cidadãos estrangeiros.
O titular da Pasta do Interior, depois de visitar departamentos encarregues de emissão de peças de identificação, diz ter apurado através das cópias de documentos apresentados que um número significativo dos estrangeiros possuem passaportes da Guiné-Bissau.
“Esta situação não acontece só no estrangeiro, mas também internamente. Há estrangeiros que chegam ao país e menos de uma semana conseguem ter bilhete de identidade, passaportes, portanto tudo isso deixa-nos inquietos na qualidade de governantes, e o ministério que tenho o privilégio de dirigir vai acionar mecanismos de acordo com a nossa lei para acabar com esta nefasta prática na Guiné-Bissau e fazer estrangeiros cumprirem a norma de acesso a estes documentos”, advertiu Candé.
O Ministro da Comunicação Social, Victor Pereira diz acreditar, no entanto, que com o trabalho que a INACEP está a fazer neste momento haverá pouca margem para que a prática tenha sucesso e que os passaportes nacionais sejam considerados dos melhores a nível mundial por conterem 50 elementos de segurança que impedem a falsifixacao.
O Diretor-Geral da Imprensa Nacional INACEP, Victor Cassamá, assegurou que o papel da instituição que dirige é de garantir segurança aos documentos de Estado.
Adianta ainda que a INACEP para além de ser terminal de impressão tem igualmente uma tecnologia igual a todos os países do mundo.
“No sistema que imprimimos os passaportes para além de ser biométrico também é policarbonato com uma segurança fiável, onde a falsificação do documento é quase nula, razão pela qual os nossos passaportes são considerados dos melhores a nível mundial. E como prova recebemos prémios de Ouro e Diamante, devido a sua eficácia”, explicou Victor Cassamá.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA
Que assim seja!!!
E o meu apelo é que seja tomada urgentemente uma medida que ponha cobro a essa situação.
Pois esta pratica tem sido frequente no nosso país e os nosssos documentos ( B.I e passaportes) sao banalizados a ponto de muitos estrangeiros o conseguirem com muita facilidade, tendo em conta possuirem dinheiro com os quais subornam muitos funcionarios destas Instituições que lhes facilitam em obter estes documentos. E que depois não medem as consequencias que essas praticas possam acaretar para o país e o proprios Guineenses no estrangeiro e no meundo em geral. Porque ao longo destas ocorenciaas, ja ouvimos muitas situações ligadas a pessoas que nem sequer sabem falar o crioulo e em contrapartida so falam Frances, Ingles e outras linguas e nem se quer conhecem o nosso país a ostentarem os nossos documentos e a praticarem actos até de crime que depois, nós enquanto Guineenses é que pagamos.
E para agravar amais a nivel do nosso territorio, existem um grande numero de estrangeiros que possuem esses documentos e que se formos ver nem se quer cumpriram o periodo normal de permanencia no país, para adquirirem os referidos documento. O mais caricato é que eu ja vi nossos conterarneos a servirem de testemeunhos para facilitarem o acesso ao nosso documento a um estrangeiro. Ate aonde iremos, quando não temos noçao dos riscos que essa pratica pode acaretar para o país. Por isso quero encorajar o Ministro de Interior a por em pratica esse corajosa acção e eu em particular estou disposto a colaborar, e todos os Guineenses deviam fazaer o mesmo, pois essa situação me deixa muito revoltado e penso que igualmente nenhum Guineense sente-se bem com essa situação.
Bem haja Ministro Botché!!!