
O ciclista guineense Cudutar Cul Yalá é tetracampeão nacional do ciclismo na Guiné-Bissau. O velocipedista revalidou o título ao vencer a prova que começou em Quinhamel e terminou em Bissau, percorrendo 40 km, com um tempo de 1:04’:26” [Uma hora, Quatro Minutos, Vinte e Seis Segundos].
A corrida insere-se no quadro da integração da Federação de Ciclismo da Guiné-Bissau na União de Ciclismo Internacional (UCI), o feito que permitirá o país participar, pela primeira vez, na pré-eliminatória para o Mundial de Ciclismo a disputar-se em Argentina em Janeiro do próximo ano (2018). Cudutar Yalá apresenta boas notas, apesar das condições das estradas e de bicicleta, para fazer uma boa prestação nas provas internacionais.
BIOGRAFIA
Cudutar Cul Yalá nasceu no 28 de novembro de 1997, em Bupe, seção de Nhoma, setor Nhacra, onde fez os seus estudos primários e secundários. Em 2012, concluiu 9ᵒ Ano de escolaridade, no liceu privado ‘Filadelfia’ em Nhacra. Começou a pedalar aos 15 anos. Curiosamente, a primeira prova em que participou foi com uma bicicleta não profissional ‘Konta Tchur’, que pegou emprestado e, sem uma preparação prévia, o ciclista acabou por não chegar à meta, porque um dos pneus arrebentou-se antes do destino.
No dia 11 de setembro de 2016, o atleta voltou às estradas e conquistou o seu primeiro troféu oficial, numa prova organizada pela federação do ciclismo em colaboração com o PAIGC que liga a rotunda do Aeroporto Internacional ‘Osvaldo Vieira’ à Praça dos Heróis Nacionais (Império), uma distância de 7 quilómetros, num tempo record de 7 minutos, desde então não deixou de pedalar.
No mesmo ano venceu a corrida Farim/Bissau cerca de 116 km, correndo em tempo de 3 horas e 36 minutos. Em 2017 venceu corrida Safim/Bissau, num percurso de 15 km, na qual fez uma marca de 32 minutos.
Por: Alcene Sidibé