Bacar Cassamá, um ‘génio’ informático formado nas escolas de informática em Bissau, acabou por entrar no grupo de desenvolvedores e criadores dos temas/molduras do Facebook. Atualmente conta com duas molduras colocadas no facebook, nomeadamente: uma moldura para estação emissora Rádio Capital FM, onde igualmente é responsável do serviço técnico e informático e a moldura sobre o 44° aniversário da independência da Guiné-Bissau. Também desenvolveu dois aplicativos, ambos já se encontram disponíveis no Google Play Store (GPS).
Em menos de 24 horas de apresentação da moldura, mais de 4 000 (quatro mil) usuários colocaram a moldura de ‘24 de Setembro’ nas suas fotos do perfil. Baba, nome pelo qual também é conhecido no seio dos seus próximos, é um exemplo para a juventude guineense de que é possível capitalizar os conhecimentos a partir de casa, ou seja, a partir de África. Foi o primeiro técnico informático no país a colocar, pela primeira vez, a emissão em direto de uma rádio guineense, a Rádio Capital, no facebook, desde o mês de Março de 2017.
As suas habilidades na área da informática obrigou os seus próximos a chamarem-lhe de ‘Génio’ ou simplesmente de ‘ENGENHEIRO’. Título que humildemente nega, alegando que apenas esforça-se naquela área e sustenta recorrentemente que lhe falta mais uma categoria na formação superior para aceitar o título de ENGENHEIRO.
BIOGRAFIA
Bacar Cassamá nasceu a 24 de junho de 1992, na cidade de Catió, região de Tombali, no sul do país. Fez os seus estudos primários do primeiro ciclo e liceais em Catió, mas sempre com uma boa referência da parte dos professores. Destacou-se muito cedo naquela cidade, razão pela qual se ingressou na rádio comunitária local, ‘Rádio Educativa Voz de Tombali’, mostrando as suas qualidades na área técnica, em 2010.
Fez o curso médio de manutenção e reparação de computadores no Centro de Formação “Doze Pedras” no bairro de Plack-1, arredores da capital Bissau. Além da Rádio Capital FM, Bacar Cassamá presta serviços informáticos à Rádio Galáxia de Pindjiguiti, sua antiga casa, de onde saiu para a CFM, assim como para o semanário da capital guineense ‘Última Hora’ e dos cidadãos comuns.
Apesar de andar sempre ocupado em resolver serviços para os quais é chamado, Cassamá produz e apresenta o último programa da Rádio Capital denominado ‘Até Amanhã’ que começa as 23 à 1ª da manhã, tempo de Bissau, de segunda a sexta-feira.
Por: Assana Sambú
Bravo! Exemplo de algo pequeno com resultados implcáveis e não o mundo de “sonhos” cujo resultado não se vê. Que Deus dê-lhe mais energia, com certeza muita coisa há de vir.