O jovem cantor guineense, Jónatas Alfredo Có (JC Daiya), lançou seu primeiro álbum intitulado ‘Superação’ em Paris, França, prometendo trazer brevemente, boas novidades para nova geração guineense. Superação é um disco com 12 faixas musicais, cujo objetivo visa revolucionar a música da Guiné-Bissau.
“Este álbum é para mim mais que uma conquista, porque tudo que trabalhei nestes dez anos valeu a pena. Este álbum é a prova de que quando queres uma coisa e lutas sem desistir sempre consegues. Este disco é um sonho de criança, tornado em agora realidade. É também a prova de que me superei a mim mesmo. E superei todos os obstáculos que me apareceram pelo caminho”, explica JC Daiya ao repórter do semanário ‘O Democrata’. O álbum ‘Superação’ tem seguintes estilos musicais: R&B, Dancehall, Kizariddim, Afro Beat, Afro Pop, Kizomba, Dance Riddim, Latino.
BIOGRAFIA
Jónatas Alfredo Có, mais conhecido por JC Daiya, nascido a 3 de Fevereiro de 1991 em Bissau. Atualmente vive com sua esposa em Paris, França. Aos 8 anos deixou a Guiné-Bissau para ir viver com o pai em Portugal. Em 2011, o seu pai deixa Portugal e fixa a residência em França. Dois anos mais tarde, ou seja, em 2013, Daiya muda-se oficialmente para a França, onde Daiya e o seu amigo Patrick Belo, também músico, conheceram o produtor Carlos Barbosa, que lhes propusera gravações gratuitas no seu ‘Home Studio’, no qual Daiya gravou suas primeiras músicas em França: as músicas intituladas ‘My Time’ e ‘Crazy Party’.
Já trabalhou com vários produtores musicais como Therry Doumergue, que produziu para Badoxa, Mika Mendes, Yasmine e tantos outros músicos lusófonos e não só. Também trabalhou com a ‘Urban Studio’ que trabalha com grandes músicos franceses como Booba e Maitre Gims. JC Daiya é um artista muito versátil, que se adapta facilmente a qualquer estilo musical, mas identifica-se mais com o novo estilo musical que se chama ‘Afro Trap’, ‘Afro Beat’ , do qual tem vindo a fazer trabalhos magníficos. É autor, compositor, produtor e intérprete. Tem a sua própria editora chamada de ‘Millions Views’.
Por: Sene Camará