Anúncio de concurso para ONG E OUTRA ENTIDADES LOCAIS E INTERNACIONAIS ATIVAS NA ÁREA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Guiné-Bissau é um país pouco desenvolvido e devido as suas característica morfológicas é extremamente vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, com graves implicações nos meios de subsistência da população e nos ecossistemas naturais.

Neste contexto o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), responsável da gestão do Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SNAP), é a instituição nacional competente para lidar com a conservação da biodiversidade, com os problemas de deflorestação e degradação florestal, e também com o apoio ao desenvolvimento de atividades alternativas locais nestas áreas.  É igualmente o IBAP a instituição implementadora à nível nacional do projeto “Áreas Protegidas e Resiliência as Mudanças Climáticas” do Fundo GCCA+ (Global Climate Change Alliance), fundo criado pela União Europeia (UE) em 2007, que desde 10 anos fornece suporte técnico e financeiro para integrar as problemáticas ligadas das mudanças climáticas nas políticas e orçamentos  dos países frágeis.

O objetivo geral do projeto “Áreas Protegidas e Resiliência as Mudanças Climáticas – GCCA+” na Guiné-Bissau é de reduzir a vulnerabilidade das populações e melhorar a sua resiliência às mudanças climáticas;  no âmbito deste projeto o IBAP está a lançar um concurso para ONG e outra entidades locais e internacionais ativas na área do ambiente e desenvolvimento sustentável, para a implementação, de atividades sustentáveis que vão ajudar as comunidades locais e também irão permitir atingir os resultados do projeto nas Áreas Protegidas selecionadas, nomeadamente o Parque Nacional de Cantanhez (PNC), o Parque Natural das Lagoas de Cufada (PNLC), o Parque Natural dos Tarrafes de Cacheu (PNTC) e o Parque Nacional de Dulombi (PND).

As propostas devem ser avaliadas com base em três critérios 1. O perfil e a capacidade do requerente, 2. a elegibilidade e a pertinência das ações propostas, 3. Os custos. Os critérios sãoo detalhados nos Termos de Referências (TdR).

As propostas deverão ser dirigidas ao Diretor do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), Av. Dom Settimio Arturo Ferrazzeta – Caixa Postal Nº: 70, Bissau, Guiné-Bissau, até 12 horas (hora de Bissau) do dia 20 de Novembro de 2017 em envelope fechado, ou por e-mail ao GCCA.ibap@gmail.com e deverão conter os seguintes documentos:

  • Anexo 1a inteiramente completado (perfil do proponente);
  • Anexo 1b inteiramente completado (proposta de projeto);
  • Cópia da carta de identidade do administrador ou do responsável indicado.

Os termos de referência poderão ser adquiridos na Secretaria da Sede do IBAP em Bissau ou solicitados por e-mail a GCCA.ibap@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *