Os treze Bispos de diferentes países africanos, nomeadamente a Guiné-Bissau, Cabo-verde, Senegal e Mauritânia, apelaram hoje ao diálogo, compreensão e entendimento entre os políticos guineenses, no encontro realizado com o Presidente da República, José Mário Vaz.
Os referidos Bispos se encontram no país no âmbito de uma Conferência Episcopal na qual discutem a vida religiosa nos respectivos países, iniciativa aberta segunda-feira e que termina no sábado.
Em declarações à imprensa, o Porta-voz dos treze Bispos, Dom Benjamin Ndiaye, arcebispo de Dakar disse que a única forma de pôr fim a qualquer tipo de conflito, é o diálogo, acrescentando que só conversando é que o conflito político vigente na Guiné-Bissau conhecerá o seu fim.
Aquele responsável religioso destacou que o povo perde aquilo que a natureza da sua terra lhe oferece, enquanto os homens recusarem sentar-se a uma mesa para alcançarem o mesmo objectivo.
De acordo com Ndiaye, aproveitaram a ocasião para informar ao Presidente da República, que “O Bem Comum” foi o tema escolhido para discutir na Conferencia dos Bispos na Guiné-Bissau.
“Queremos com isso dizer ao PR, que nós os Bispos, queremos que toda a população guineense alcance tudo de bom para a sua vida, e o Chefe de Estado guineense manifestou-nos a sua preocupação face ao assunto”, referiu.
In ang