O constitucionalista guineense, Emílio Kafft Kosta, Professor Doutor, lançou na última sexta-feira, em Bissau o seu livro de poesia intitulado “Murmúrio – E momentos de um Poeta-a-Dias”, realizado no Centro Cultural Franco Bissau Guineense. O livro publicado pela Editora Chiado, tem mais de 130 páginas e está estruturado em quatro planos temáticos, designadamente: Família, Querença, Polis e Cosmogonia.
O livro é um repositório de pedaços de visões, vivências e sentimentos do autor, um “Poeta-a-Dias”, como se auto-qualificou no título. Durante a cerimónia do lançamento, Kafft Kosta, assegurou que cada homem não deve sentir-se inferior e superior a ninguém em qualquer parte do mundo, mas sim igual porque “somos indivíduos na nossa vivência e mais ainda quando escrevemos poesia”.
“A poesia é aquele momento em que os sentimentos nos tocam profundamente e podem ser sentimentos de dor ou contemplação de algo belo, alegria, raiva, tristeza, orgulho e a curiosidade, mas também são momentos poéticos. Posso não consegui-lo neste momento, pintá-lo, cantá-lo, musicá-lo e discursá-lo, ainda assim é e será poesia”, espelhou.
BIOGRAFIA
Emílio Kafft Kosta nasceu em Bissau onde estudou até terminar o ensino secundário. Em Coimbra (Portugal) concluiu a Licenciatura. Fez o Mestrado e o Doutoramento em Direito na Universidade de Lisboa. É Professor Doutor, reside em Lisboa, onde ensina Direito Constitucional e outras disciplinas.
Sempre Professor, passou por marcantes experiências profissionais, da advocacia à magistratura superior e à direcção de ministérios governamentais. É autor de várias obras académicas nas Ciências Jurídicas e Política. Plurifacetado, sempre abraçou vários mundos e cultivou diversos saberes. A Poesia é um deles e tem sido, desde a adolescência, uma das suas paixões. Só hoje deu a revelar, através deste livro “Murmúrio – E Momentos de um Poeta-a-Dias”, uma amostra da sua obra poética.
Por: Aguinaldo Ampa