O médio guineense de 22 anos, Jorge Braíma Candé Nogueira (vulgo Bura), está a encantar os responsáveis do Oriental, clube luso que disputa o Campeonato de Portugal. Bura apontou 7 (sete) golos, em 16 jogos na presente temporada, a sua primeira época ao serviço do Oriental.
Os responsáveis do Oriental encaram Bura como sendo um jogador bastante versátil no meio campo. O jovem futebolista joga a frente dos centrais. Para além de possuir a capacidade de fazer posições 6 e 8, Bura surge agora como um jogador de muitas habilidades para muitos lugares no campo, por isso não é estranho ocupar terrenos mais adiantados.
“Médio defensivo que gosta de ter a bola em posse, com bom passe, remates certeiros e imagine-se, goleador nato!”, lê-se numa publicação na página do clube no facebook, a Voz Orientalista.
BIOGRAFIA
Jorge Braíma Candé Nogueira (Bura) nasceu no dia 22 de Dezembro de 1995, no setor de Nhacra, na região de Oio, norte da Guiné-Bissau. O jovem de Nhacra notabilizou-se no campeonato nacional da Guiné-Bissau no clube Sport Bissau e Benfica, deixando marcas em todos os campos do país, sobretudo no seio dos adeptos benfiquistas de Bissau.
Bura, com qualidades enormes no meio campo, chegou a Portugal graças a marca deixada numa partida realizada, em Bissau, no Estádio Nacional ’24 de Setembro, frente ao Benfica B de Portugal, encantando os responsáveis do Sport Lisboa e Benfica presentes naquele jogo amigável, de entre os quais figurava Nuno Gomes. O talento raro de Bura precipitou a sua ida para Portugal, onde teve um tempo de estágio no clube da luz, mas não conseguiu ficar na formação encarnada por muito tempo.
Na época passada 2016/2017, Bura ingressou-se nos Vilanovenses, donde saiu para representar o Oriental esta temporada 2017/2018. No Oriental, o jovem já somou 16 jogos, num total de 1.440 (mil quatrocentos e quarenta) minutos e apontou 7 golos.
Por: Sene Camará
15/01/2018
Para quem conhece o BURA sabe que tem umas qualidades impressionantes além de ser uma pessoa muito humilde e educada, colocando todo o seu profissionalismo nos treinos e nos jogos, tem valor para ir mais longe. Para quem o conhece e para quem trabalhou com ele votos de muitos sucessos.
Um amigo que te conhece bem, ANTÓNIO GOUVEIA o teu primeiro treinador em Portugal e teu treinador no Clube de Futebol «Os Vilanovenses».
BURA para ti tudo de bom e podes contar comigo sempre que o entenderes.
Abraço