PAIGC DIVULGA LISTA DOS CONGRESSISTAS SEM A PARTICIPAÇÃO DO CADOGO COMO DELEGADO

O Comitê Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), aprovou esta sexta-feira, 26 de janeiro 2018, a lista definitiva dos 1.233 delegados que vão participar no IX congresso, com 207 votos a favor, um contra e uma abstenção, sem a participação de Carlos Gomes Júnior como delegado.

Em relação à apreciação e discussão do anteprojeto da revisão dos estatutos do partido, o mesmo órgão, votou documento com 206 a favor, 1 contra, uma abstenção, validando asssim o projecto de revisão dos estatutos para o Congresso.

Depois dos trabalhos da primeira reunião extraordinária do Comitê Central dos libertadores que decorreu nos dias 25 e 26 de janeiro do ano em curso, o Secretário Nacional do PAIGC, Aly Hijazi, disse estar satisfeito com as resoluções finais do Comitê Central, devido ao bom censo dos membros que nele participaram.

O dirigente conta que pela primeira vez na história dos congressos em que participou as listas dos congressistas foram preparadas antes da ida para a reunião magna do partido. Adianta ainda que o partido espera que sejam garantidas as condições de segurança, dado que existem muitas “ameaças” que visam perturbar o congresso.

“Não podemos solicitar a intervenção do ECOMIB, sem ter solicitado o Ministério de Interior que tem vocação de garantir segurança para qualquer cidadão nacional ou estrangeiro, dentro do nosso país, razão pelo qual, vamos enviar a nossa solicitação ao Ministério de Interior, através dos correios para que possam registar a entrada desse pedido. Também fizemos a mesma coisa com as delegações que estiveram fora do país, junto da CEDEAO que nos garantiu a segurança”, explicou Aly Hijazi.

Questionado sobre a não participação do antigo presidente do PAIGC, Carlos Gomes Junior no congresso como delegado, Aly Hijazi, respondeu que Cadogo vai participar no congresso como convidado especial porque o seu pedido chegou numa altura em que o processo da seleção dos delegados fora encerado e como não estava presente no último congresso do partido e não faz parte dos membros do pleno direito.

“Todos os deputados expulsos do partido que são membros do pleno direito vão participar no congresso, porque somos obrigados a cumprir integralmente o Acordo de Conacri, onde cada qual voltará na sua posição anterior no partido, razão pelo qual fazem parte da lista definitiva dos congressistas”, garantiu Aly Hijazi.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *