Figura da Semana: SABALI COORDENA CIRURGIA EM CRIANÇAS COM DOENÇAS DE ‘LÁBIO LEPORINO E FENDAS PALATINA’

O jovem médico-cirurgião formado pela Faculdade de Medicina cubana em Bissau, Malam Sabali, coordena uma equipa médica nacional que dirige uma campanha de cirúrgica gratuita às crianças guineenses nascidas com o problema da doença de “Lábio Leporino e Fendas Palatina” no hospital nacional Simão Mendes, que teve início no último sábado, 17 de fevereiro. Sabali foi quem mobilizou a Organização Não Governamental norte-americana denominada de “SMILE TRAIN” para apoiar a campanha levada a cabo pela primeira vez na Guiné-Bissau.

Apoiada técnica e financeiramente por esta organização de caridade norte-americana que opera em 188 países incluindo a Guiné-Bissau, a campanha vai operar 25 crianças dos 3 meses aos 14 anos, provenientes de diferentes regiões do país. A equipa médica liderada por Sabali, já conseguiu operar mais de dez crianças e a maioria já teve alta hospitalar para voltarem as suas casas.

“Para mim é um orgulho enorme conseguir meios técnicos para fazer este tipo de cirurgias para salvar as vidas das nossas crianças. Tenho que agradecer a organização americana pelo apoio e à direção do hospital pela cooperação. Deparamo-nos sempre com crianças que padecem desta doença, por isso levantei-me para procurar ajuda junto de organizações de caridade que apoiam esse tipo de iniciativas. A doença é perigosa, mas também é diferente do noma. É causada por má formação congénita das crianças, ainda no ventre da mãe e precisa de uma cirurgia especial. Enquanto a noma é uma doença adquirida pela criança por infecções da boca, devido à falta de higiene”, explicou.

BIOGRAFIA

Malam Sabali, nasceu a 01 de fevereiro de 1983, na aldeia de Burquilim, sector de Boé, região de Gabú. Foi na cidade de Gabú onde iniciou o ensino básico. Também fez o ensino liceal na mesma cidade, no Liceu Doutor Luís Fona Tchudá, até à 10ª classe. Fez a 11ª classe na escola privada Jacques Chirac em 1999/2000 em Bissau, porque não conseguiu uma vaga para se inscrever numa escola pública. Inscreveu-se depois na escola de formação “Tchico Té”, onde estudou apenas um ano a disciplina de Física e Matemática, em 2002. Entrou para a Universidade Amílcar Cabral, onde se inscreveu no curso de Medicina e concluiu o ano preparatório.

Conseguiu entrar para a Faculdade Medicina “Raul Diaz Arguelles” em 2006. Terminou o curso superior de medicina naquela prestigiada Faculdade em 2011. Saiu como melhor estudante de um grupo de 88 e recebeu da parte dos cubanos o diploma de “Ouro”. O seu diploma valeu-lhe uma formação de especialização na medicina geral e integral (Medicina Familiar), de 2013 a 2015 pela mesma faculdade.

Em 2012, foi colocado no hospital nacional Simão Mendes no Serviço de Cirurgia/Urologia, onde trabalha até hoje. Desempenhou a função do diretor de serviço do Banco Socorro do hospital Simão Mendes, em 2014/2015. Foi membro da Comissão Nacional de Junta Medica, entre 2015/2016. Conseguiu mobilizar a organização de caridade norte-americana para apoiar a cirurgia a fim de salvar a vida das crianças guineenses que padecem desse problema “Lábio Leporino e Fendas Palatina”.

 

 

Por: Assana Sambú       

 

4 thoughts on “Figura da Semana: SABALI COORDENA CIRURGIA EM CRIANÇAS COM DOENÇAS DE ‘LÁBIO LEPORINO E FENDAS PALATINA’

  1. Toda a sua família e amigos têm orgulho de você enquanto profissional competente e comprometido com a tua missão, ao serviço do povo da Guiné-Bissau. Que aspira uma educação e uma saúde apropriada para o seu desenvolvimento. Parabéns pela iniciativa.

  2. Isso mostra que ñ só podemos tornar grandes homens quando estudamos fora do país esse jovem é um dos exemplos força

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *