O Secretário Executivo da Comissão Nacional de Eleições, Pedro Sambú, descartou esta segunda-feira, 26 de fevereiro 2018, a possibilidade de se realizar eleições legislativas na Guiné-Bissau na data prevista, em Maio de 2018.
Na semana passada, Pedro Sambú teria admitido que era viável o país cumprir com o calendário e realizar eleições em Maio deste ano, mas dado ao incumprimento do cronograma, Sambú fala agora na impossibilidade de haver ato eleitoral dentro do prazo.
Pedro Sambú falava à imprensa à saída de uma audiência com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, com quem disse ter abordado o estado dos preparativos das eleições legislativas na Guiné-Bissau.
O responsável da CNE adiantou, no entanto, que, de acordo com a Léo eleitoral, as eleições legislativas são realizadas de quatro em quatro anos e a sua instituição está a trabalhar no sentido de cumprir com calendário eleitoral.
Quanto às condições técnicas e financeiras para a realização do escrutínio ainda este ano, Pedro Sambú espelha que uma das missões da Comissão Nacional de Eleições é fazer eleição em colaboração com Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE)- departamento responsável pelo processo de recenseamento. Contudo, limitou a frisar que a disponibilidade financeira ou não, é da responsabilidade do Estado. guineense
Por: Aguinaldo Ampa