Baciro Dja: “DEVOLVI A JOMAV O CHEQUE DE 500 MILHÕES DE FCFA DESTINADO A CONSTRUÇÃO DE AVENIDA” 

Ex-Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, afirmou esta quinta-feira, 08 de março 2018, que devolveu ao Presidente da República, José Mário Vaz, o cheque de 500 milhões de francos CFA que lhe foi entregue para a construção da avenida, baptizada com o nome do falecido General-Presidente, João Bernardo Vieira.

Sem precisar a data da entrega do referido cheque, o político assegurou ainda que nunca roubou o dinheiro de Estado guineense, devido a responsabilidade e cultura de Estado que tem sobre os seus ombros. Baciro Dja, falava na cerimónia de comemoração do dia internacional das mulheres, 08 de março, realizada na retunda de Antula, bairro periférico de Bissau, sob o seu patrocínio.

Na ocasião, informou que o Estado da Guiné-Bissau está capturado por interesses opostos dos empresários, por isso exorta os cidadãos para não votarem nas próximas eleições que se avizinham em  nenhum político empresário, porque conforme disse “só pensa no seu interesse e não na população”.

“Guiné-Bissau está a viver o momento difícil da sua história, devido à crise política fabricada pelos políticos guineenses, onde a consequência recai sobre as mulheres, enquanto camada mais vulnerável da sociedade. Maior problema da Guiné-Bissau tem a ver com as pessoas que praticam atividade política sem vocação. Situação da crise que se vive no país neste momento é originada pelos empresários, devido os seus interesses económicos, acabam por capturar a Guiné-Bissau”, espelhou Baciro Dja.

O antigo terceiro-vice-presidente do PAIGC e um dos elementos expulsos deste partido explicou o objectivo do comício.

“Já passou um ano e quatro meses que deixei o cargo do Primeiro-ministro. Fiquei a observar toda a dinâmica que nos últimos tempos está a acontecer na Guiné-Bissau. Decidi apoiar essa iniciativa de congregar as mulheres de diferentes círculos do Setor Autónimo de Bissau e regiões, para refletirmos sobre a vida dos guineenses e em particular das mulheres, nesta data muito importante”, notou.

Em junho de 2016, Chefe do Estado guineense, José Mário Vaz, fez uma entrega pública de um cheque estimado no valor de 500 milhões de francos cfa ao então Primeiro-ministro, Baciro Djá para a construção de uma avenida a ser baptizada com o nome do falecido General-Presidente, João Bernardo Vieira, que ligará a Praça do Império à zona industrial de Bolola.

O referido cheque foi entregue ao Presidente José Mário Vaz, pelo Secretário Executivo da Agência de Gestão e Cooperação entre o Senegal e Guiné-Bissau para a exploração da zona marítima comum, Júlio Mamadu Baldé. A agência engaja-se na gestão dos recursos halieuticos daquela zona e da prospeção do petróleo.

 

 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

 

1 thought on “Baciro Dja: “DEVOLVI A JOMAV O CHEQUE DE 500 MILHÕES DE FCFA DESTINADO A CONSTRUÇÃO DE AVENIDA” 

  1. Porque ele era um deles até foi protagonista porque veio fugir e fingir que que não faz parte carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *