O atleta guineense na disciplina de lançamento de Peso e Disco, Otoniel Badjana, venceu a 04 de março o Campeonato Nacional de Portugal na categoria de sub’23 da modalidade de atletismo, lançamento de peso, tendo alcançado uma distância de 16.58 cm (16 metros e 58 centímetros), sagrando-se assim campeão luso.
O lançador representa o Sport Lisboa e Benfica, clube pelo qual já arrecadou vários títulos desde que deixou o rival Sporting Clube de Portugal, no qual também teve vários momentos de glória. Badjana, uma promessa do atletismo guineense, é um dos melhores na sua categoria na Zona 2, África Ocidental, onde figura a Guiné-Bissau e conquistou na última competição duas medalhas de Ouro, uma no lançamento de Peso e outra no Disco.
BIOGRAFIA
Otoniel Costa Badjana nasceu a 18 de dezembro de 1998, na Guiné-Bissau. Representou o Sporting Clube de Portugal durante três anos e agora representa o rival Sport Lisboa e Benfica. Foi Campeão de Portugal durante quatro anos seguidos na modalidade de lançamento de peso com uma marca inicial 4kg a 16.98 metros, Juvenil 5kg a 18.08 metros, Júnior 6kg a 17.44 metros.
Em 2014 participou nos jogos Olímpicos da Juventude, realizados na China, onde ficou em 11º lugar. Foi o 5.º classificado no Campeonato de África e nos Jogos Africanos em 2014 e 2015, respetivamente. Foi o primeiro atleta guineense a qualificar-se com mínimos para os campeonatos do mundo de Juvenis realizado na Colômbia, na cidade de Cáli. Depois dessa competição, em 2015, participou no Campeonato do Mundo de Juniores na Polónia, cidade de Bydgoszcz.
Badjana conta neste momento com mais de 50 medalhas. Este ano foi para os Prémios Cosme Damião, cujos vencedores serão conhecidos no próximo dia 21 de Março de 2018, numa Gala de Aniversário do Sport Lisboa e Benfica, a realizar-se no Coliseu dos Recreios, onde os encarnados irão celebrar os 104 anos de existência do clube da Luz.
Por: Sene CAMARÁ