
Treze (13) Oficiais de Polícia das Nações Unidas da manutenção da paz, denominado UNPOL, foram agraciados esta sexta-feira, 20 de Abril 2018, com medalhas de reconhecimento de honra, devido ao trabalho realizado durante as sua estadia no país sob o mandato da ONU.
A cerimónia da condecoração das medalhas de reconhecimento foi realizada no Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) na presença de corpos diplomáticos acreditados no país, representantes do chamaddo ‘’P5’’ e das autoridades nacionais.
Ao presidir a cerimónia da condecoração, o Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Modibo Turé, sublinhou que quando se fala das missões dentro de um contexto especial político, geralmente venha a imagem dos capacetes azuis como agentes do combate.
Enfatizou que por causa dessa imagem criada, as pessoas esquecem grande componente responsável pela consolidação da paz no contexto de conflito, desempenhada pelo corpo policial da ONU.
Modibo Turé explicou que este corpo policial da ONU é discreto, eficiente e vai muito além do que está plasmado no seu mandato da consolidação da paz, promovendo o Estado de Direito. Adiantou ainda que em diferentes contextos, polícias da ONU são convocados para trabalhar com desafios, onde o mandato acaba por ser mais complexo no contexto político e segurança institucional.
O Diretor de Estado de Direito e instituições de Segurança da UNIOBIS, Antero Lopes, indicou que foram obtidos na Guiné-Bissau progressos muito importantes nas áreas da reforma da defesa, segurança e justiça.
Disse ter havido a maior harmonização na área da justiça entre diferentes forças do sistema criminal, nomeadamente Polícia, Procuradoria e tribunais que trabalham mais concertadas com maior cooperação entre eles.
“Houve maior harmonização do sistema de justiça regular com a justiça militar e em alguns casos militares e policias foram julgados e condenados por crimes graves comuns que há muitos anos atrás era impensável. Foram criadas esquadras modelos, com destaque para o de Bairro Militar que beneficiou mais por ser um dos bairros mais complexos e inseguros em todo país. Também foram criados centros de acesso à justiça em Bissau e nas regiões, portanto muita coisa foi feita neste país”, espelhou Antero Lopes.
Para o Conselheiro Policial Sénior, Vance Gariba, a cerimónia de entrega de medalhas aos oficiais da manutenção da paz das Nações Unidas visa reconhecer as contribuições que esses homens e mulheres de fardas fizeram em prol da paz e segurança internacional e daí sao devidamente reconhecidos pelo Representante do Secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA