Figura da semana: BIG CARLOS LANÇA SEU PRIMEIRO ÁLBUM ‘CONFIA’

O jovem músico Carlos Biai (Big Carlos) lançou este mês em Bissau, o seu primeiro álbum de originais intitulado ‘Confia’. Com este disco, o artista que ‘canta e dança’ quer apelar à confiança mútua entre os guineenses para o bem-estar do solo pátrio de Amílcar Lopes Cabral. É um disco com 12 faixas e mais duas de bônus, cujo desenho gráfico é da autoria de Infomedia.

“Tinha muitas propostas para títulos deste disco. Até consultei vários colegas músicos, mas continuava indeciso quanto ao nome do álbum. Depois de finalizarmos a produção, suportada pela AS Produções – Areolino Sucesso Produções e Sons D’África, o administrador de AS Produções, Areolino Sucesso, sugeriu o título ‘Confia’. Concordei porque, a meu ver, os guineenses devem confiar uns nos outros”, explicou numa curta declaração ao jornal O Democrata.

 

BIOGRAFIA

Carlos Biai nasceu no dia 30 de Março de 1989, na localidade de Mansona, setor de Mansaba, região de Oio. Deixou a aldeia para trás quando tinha 6 anos de idade. mudando-se com a família para Bissau, onde iniciou os estudos primários na Escola ‘Bandim Bila’. Depois mudou-se para a Escola ‘Justado Vieira’ e por último ingressou no Liceu ‘Agostinho Neto’ para concluir os estudos liceais.

Big Carlos, além de cantar e dançar é também um mecânico reconhecido em Bissau, mas atualmente decidiu viver apenas da música. De vez enquando concerta sobretudo a sua própria viatura.

Ingressou no mundo da música em 1998 através de concursos de ‘Play Back’ e nos eventos de dança. Começou a encarrar seriamente a música em 2004, quando criou com seus colegas um grupo denominado FRRG – Força Revolucionária dos Repperos Guineenses. Em 2005 gravou a solo o tema ‘Amor Verdadeiro’, ano em que também foi contrato para gravar um tema para a campanha de luta contra Sida ‘Nô Tadja Sida’. Em 2006 e 2007, respetivamente, gravou dois hinos para campo de férias do CNJ – Conselho Nacional da Juventude. Também gravou um hino para RENAJ – Rede Nacional das Associações Juvenis em colaboração com Lesmes e Franc Bidinte.

O momento alto da sua carreira foi em 2011 quando foi convidado para engrossar as fileiras da Orquestra Super Mama Djombo. Participou com o seu tema ‘Miss’ no concurso Miss West Africa – Gâmbia 2011, no mesmo ano foi convidado para tomar parte como músico no lançamento do filme de um ator gambiano. Desde 2013 iniciou a gravação do álbum ‘Confia’.

 

 

Por: Sene Camará

Foto: Marcelo Na Ritche

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *