TORNEIO DE FUTEBOL: SENEGALESES RESIDENTES NO PAÍS JOGAM PELA PAZ

A Associação dos Senegaleses Residentes na Guiné-Bissau (ASCOSER/GB) iniciou ontem, domingo, 31 de Agosto, no Estádio Nacional 24 de Setembro a 2ª edição do seu torneio anual, contando com oito equipas divididas em duas séries. Nos dois jogos de ontem, a formação de Pefine goleou Adalou de Quelélé por 6-1 na série, já no outro encontro, a turma de Cuntum bateu o seu congénere de Porto (os pescadores) por 3-1 na série B. o vencedor do torneio denominado “José Mário Vaz” terá um prémio de 250 mil francos CFA.

Por ser o primeiro dia do torneio, pressume-se, o estádio nacional estava quase deserto, mas as equipas envolvidas nas duas partidas proporcionaram um bom espectáculo de futebol. ASCOSER/GB escolheu o lema “Reconciliação, Estabilização e Paz” para o torneio “José Mário Vaz”. De acordo com os responsáveis da comissão organizadora do referido evento, aquele acto, além de servir de um espaço onde a comunidade senegalesa pode aprofundar a amizade entre si, visa igualmente espelhar a vontade do povo senegalês em ver a paz duradoura no nosso país.

No encontro inaugural, a equipa de Pefine goleou Adalou de Quelélé, com um “atrick” de Tchó Bass aos 12, 26 e 58 minutos do jogo, respectivamente. E o Cheick Babou bisou na partida nos minutos 17 e 40 do jogo. O tento que abriu o activo de Pefine teve a assinatura de Tcherno Muntaga logo aos 2 minutos da partida. Entretanto, o tento de honra de Adalou de Quelélé foi apontado por intermédio de Moe Dieng aos 24 minutos do jogo.

Já para o segundo jogo, a equipa de Cuntum bateu a turma de Porto por 3-1. Os rapazes de Cuntum contaram com um “Bis” de Simão N’zale aos 9 e 41 minutos do jogo, ampliando por intermédio de Mamadou Mustapha Uma aos 66 minutos. O Porto fez o seu golo solitário pelo seu atacante Osmane N’dione aos 47 minutos do encontro.

Na série A participam as formações de Pefine, Quelélé, Praça e Boy Mbacké enquanto que na série B fazem parte as turmas de Porto, Cuntum, Bandé e Fagoral. Cada uma dessas equipas pagou 50 mil francos da inscrição.
O vencedor da prova levará um prémio no valor de 250 mil francos CFA; o segundo classificado ficará com 150 mil e o terceiro receberá apenas o valor da sua inscrição, nesse caso, 50 mil francos CFA.

O torneio decorrerá nos domingos de cada semana e nesse momento as formações de Pefine e Cuntum lideram as séries, ambos com três pontos arrecadados.

Por: Sene Camará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *