
O Presidente da Assembleia Nacional Popular
(ANP), Cipriano Cassamá, prometeu esta sexta-feira, 04 de maio 2018, que, antes do fim desta nona legislatura, entregará as 13 viaturas restantes aos deputados da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que “foram excluídos da lista do Presidente da República, José Mário Vaz,” devido àquilo que considera de “capricho”.
Cipriano Cassamá falava na cerimônia de
entrega de chaves de carros oferecidos à Guiné-Bissau por Mohamed VI Rei de Marrocos, realizada no pátio do Parlamento guineense.
Na ocasião, Cassamá informou que as viaturas chegaram à Guiné-Bissau a pedido por ele formulado ao Rei de Marrocos a favor de deputados da nação. Em jeito de esclarecimento, Cassamá informou que o Mohamed VI enviaram os carros para o Presidente da República, José Mário Vaz, em cumprimento às normas internacionais para depois entregar aos deputados.
“Ontem ouvi Chefe de Estado a dizer que as
viaturas foram doadas para ele. Ainda ontem contactei os Marroquinos confirmaram-me
que as viaturas foram doadas no quadro do pedido que fiz ao Rei quando visitou o país em finais de 2015. Portanto, nós estamos
cansados de brigas de maneira que quero exortar aos deputados para usarem as
viaturas ao serviço dos círculos eleitorais, onde foram eleitos”, realçou.
O líder do Parlamento guineense explicou que a ideia inicial era, em colaboração com outros países, afetar, de quatro em quatro anos, a cada deputado uma viatura. A modalidade seria de amortizar a dívida para depois o deputado conservar a viatura.
“Na minha intervenção, durante abertura da plenária [extraordinária de abril passado], afirmei que é chegada a hora de enterrar “manchado de guerra”, mas parece que algumas pessoas ainda não estão interessadas em acabar com conflitos, portanto Cipriano Cassamá não fará parte em nada que prejudicará o povo guineense, porque estou empenhado para que haja a paz e estabilidade na Guiné-Bissau”, avisou Cassamá.
Para o líder da bancada parlamentar dos libertadores (PAIGC), Califa Seide, a distribuição das viaturas aos deputados, feita pelo Presidente da República, é discriminatória.
Na quinta-feira, 03 de Maio, o PAIGC, partido
mais votado nas últimas eleições recebeu apenas 30 viaturas, PRS levou quarenta e uma e o grupo dos dissidentes do PAIGC recebeu quinze.
Para Califa Seide, as 90 viaturas deviam ser
distribuídas proporcionalmente em função de número dos deputados de cada partido, deixando a possibilidade de poder haver uma diferença de dois ou três carros entre as
bancadas maioritárias.
“Apenas o PAIGC saiu penalizado, portanto a
nossa bancada vai continuar a luta, porque é uma promessa feita pelo Presidente da
ANP de afetar cada deputado dessa nona legislatura uma viatura para fazer trabalho no seu círculo”, lamentou o deputado.
De recordar que as viaturas em causa foram
entregues ao Estado guineense no dia 10 de Augusto de 2017.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA