A ministra da Educação Nacional, Maria Odete Costa Semedo, apresentou esta terça-feira em Bissau um plano de emergência aos diretores de escolas públicas para o ano letivo 2014/2015.
Durante o encontro com os administradores das escolas, foram analisadas e aprovadas as orientações gerais para o próximo ano letivo e a proposta do calendário escolar.
A titular da pasta da Educação Nacional refriu em declaração à imprensa, que a convocação da reunião não é apenas para falar dos assuntos da orientação do próximo ano lectivo, mas também debater a questão da isenção de pagamentos nas escolas públicas para os alunos do ensino básico.
A governante afastou a possibilidade de haver dois atos de abertura do ano letivo apesar das dificuldades que algumas escolas públicas enfrentaram durante o ano escolar findo. Acrescentou ainda que as escolas que tiveram um funcionamento regular das aulas podem iniciar o novo ano letivo ainda neste mês de setembro.
Semedo notou ainda que as escolas públicas com enormes problemas do funcionamento só poderão iniciar oficialmente o novo ano lectivo a partir do próximo mês de Outubro.
Por: Aissatu Só