O ciclista guineense Carolino Carlos Medina (vulgo Cinco), foi o grande vencedor nesta sexta-feira, 25 de maio 2018, da 6ª prova de ciclismo no circuito fechado de 10 voltas à capital Bissau, com o record de uma hora oito minutos 21 segundos e dois centésimos (1:8,21,2), numa distância de 37 quilómetros.
A prova foi organizada pela Federação de Ciclismo da Guiné-Bissau no quadro da comemoração do dia de África, sob lema “África Unida para o Progresso”, e teve como ponto de partida a retunda da Segunda Esquadra, no bairro de Cupelum. Os ciclistas percorreram dez voltas do itinerário: retunda da segunda esquadra – Bombeiros – Capela de Cupelum – Av. Pansau Isna (Santa Luzia) – Retunda de QG – retunda da 2a esquadra.
Nesta prova de ciclismo, participaram 12 ciclistas e Carolino Carlos Medina (Cinco) foi grande vencedor seguido de Gil Landim Gomes, com uma hora e oito minutos e vinte um segundo e sete centésimo e, na terceira posição figurou Efana Augusto Malú, uma hora e oito minutos, vinte dois segundos e dois milésimos.
No final do evento, o Presidente da Federação de Ciclismo da Guiné-Bissau, Sabino Nhassé, explicou que a prova visa incentivar a prática de uso de bicicleta no país e também avaliar a performance dos ciclistas guineenses. Nhassé disse que com o teste conclui-se que a performance está muito alta e os atletas podem representar condignamente o país nas competições internacionais, nomeadamente, a volta em
Portugal a realizar-se no próximo mês, o campeonato de África que será realizado no Egipto, corrida de volta Conacri, entre outras competições internacionais.
Sabino Nhassé informou que a federação está a preparar a prova de ciclismo “volta Guiné-Bissau”.
“Os trabalhos estão muito avançados, inclusive já recebemos o aval de Federação Internacional de Ciclismo que em junho próximo vai enviar um técnico que irá fazer avaliação do itinerário”, conta Nhassé, adiantando que neste momento a sua instituição está a aguardar pelo engajamento ao mais alto nível do governo a fim de poder iniciar a preparação desse evento.
O vencedor da prova de ciclismo, Carolino Carlos Medina (Cinco), disse que vai continuar a trabalhar e participar nas provas no sentido de transmitir a sua experiência e motivar os mais novos no ciclismo.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA