
Centenas de crianças dos jardins da capital Bissau celebraram hoje, 1° de Junho de 2018, no Palácio da República na presença do Chefe do Estado, José Mário Vaz. A cerimónia contou com a presença das educadoras infantis dos respetivos jardins.
Antes da chegada do Presidente da República, as crianças brincaram com o ator e escritor Jacinto Mango (Atcho Express) e o também ator de teatro do GTO – Grupo Teatro dos Oprimidos, Sulaimane, este último que simulou uma aula com os meninos.
Ainda na diversão com crianças, a dupla de humoristas e também artistas do grupo ‘Os Mecânicos’ entraram em cena no período que antecedeu a entrada de José Mário Vaz para o salão nobre da Presidência da República.
José Mário Vaz entrou na sala saudando a multidão de crianças sentadas no chão, os meninos gritavam viva…viva…viva…viva.
De seguida foi entoado o Hino Nacional da Guiné-Bissau, com todo mundo de pé na sala. Mais tarde o músico Patche de Rima cantou o tema musical ‘Siko’. Depois Atcho Express contou uma anedota do ‘Mosquito e Elefante’ e da ‘Tchoca e Lebre’ aos meninos, enquanto o Chefe de Estado sentado com uma criancinha ao colo.
José Mário Vaz revelou as crianças como nasceu o seu pseudônimo JOMAV e explicou que o referido nome abreviado nasceu numa altura em que deixou o Banco Nacional da Guiné-Bissau para fundar a sua própria empresa a JOMAV, aconselhando às crianças a estudarem e trabalhem muito para adotarem também um pseudônimo de trabalho.
“Devem dedicar-se muito aos estudos, para no futuro poderem chegar ao cargo do Presidente da República”, aconselhou às crianças, para de seguida perguntar aos meninos na sala quem deles pretende um dia ser Chefe do Estado, quase a maioria levantou os braços dizendo ‘sim quero’.
JOMAV pediu às crianças para respeitarem os mais velhos, acrescentando que são eles os meninos, os futuros dirigentes da Guiné-Bissau.
Ainda o Chefe do Estado, partilhou algumas lições de moral com as crianças, lançando algumas perguntas que os meninos responderam, sobretudo, de alguns deveres de casa. Como fazer a cama, tomar banho, escovar os dentes, limpar os quartos, retirar a mesa e organizar tudo em seu devido lugar, também pediu as crianças para não deitarem os lixos a toa seja em casa ou na rua.
José Mário Vaz e as crianças concordaram que ninguém deve urinar na rua, assim como deitar lixos nas ruas.
“Nunca briguem com vossos pais, porque quem briga com os pais, seus filhos também brigarão com ele, quando for pai”, exorta o Chefe de Estado, desejando boa sorte a todos os meninos em seus sonhos de serem presidentes, primeiros-ministros e ministros.
Uma das crianças questionou ao Chefe de Estado, como consegue trabalhar com todo povo. Em jeito de resposta, José Mário Vaz disse que ser Presidente da República é ser surdo, simpático e tolerante.
“Não pode esperar apenas aquilo que queres ouvir, mas também, tens que ouvir qualquer dia aquilo que não desejas escutar”, acrescenta José Mário Vaz.
Uma outra criança deixou uma mensagem forte dizendo o seguinte: “o Estado deve tomar as medidas para impedir o rapto e venda das crianças “.
Outra criança da Escola de Surdos e Mudos apela a atenção do Presidente da República à semelhança da Primeira Dama guineense que tem prestado apoios à referida escola.
Neste particular, José Mário Vaz pediu as crianças para não discriminarem seus colegas só por serem de família pobre ou por ser deficiente, assim como pela sua cor de pele, etnia ou religião.
Pediu as outras crianças para abraçarem os meninos da Escola de Surdos e Mudos.
A ocasião serviu ainda para as crianças pedirem apoio ao Chefe de Estado na melhoria de condições das suas escolas. Outros meninos questionaram o por que é que a Guiné-Bissau não tem seu próprio avião. Sobre o assunto José Mário Vaz disse que o país tem outras prioridade como da melhoria das condições das escolas.
JOMAV ficou impressionado com uma criança que declamou um poema apelando a união no seio dos guineenses.
Os Mecânicos encerraram as animações, com o Presidente da República cercado por um grupo de crianças. José Mário Vaz recebeu presentes e foto-família da parte dos jardins ali presentes.
Havia uma aniversariante entre as crianças que recebeu felicitações dos presentes. Finalmente, o Chefe de Estado enrtregou prendas a cada uma das crianças a saída da sala do Palácio Presidencial.
Por: Sene CAMARÁ
Foto: Presidência da República