O veterano do ciclismo nacional, Carolino Carlos Medina (Cinco), venceu a 6ª Edição da ‘Prova de Ciclismo no Circuito Fechado’, de dez voltas à capital guineense, fazendo um tempo record de uma hora, oito minutos, 21 segundos e dois centésimos (1:8’21”2”’), numa distância de 37 quilómetros.
A prova contou com a participação de 12 ciclistas. Gil Landim Gomes surgiu na segunda posição e Efana Augusto Malú completou o pódio. A prova foi organizada pela Federação de Ciclismo da Guiné-Bissau, no quadro da comemoração do dia de África (25 de Maio), sob o lema “África Unida para o Progresso” e teve como ponto de partida a rotunda da Segunda Esquadra, no bairro de Cupilum. Os ciclistas percorreram as dez voltas do itinerário: rotunda da Segunda Esquadra – Bombeiros – Capela de Cupilum – Avenida Pansau Na Isna (Santa Luzia) – Rotunda de QG (Quartel General) – Rotunda da 2.ª Esquadra.
BIOGRAFIA
Carolino Carlos Medina nasceu a 05 de Outubro de 1966, em Bissau, onde fez os seus estudos primários e liceais. Desde sua infância apaixonou-se pelos pedais. Em 1987 participou na criação de Associação de Ciclismo Desportivo. Em 1988 venceu a prova de ciclismo Mansoa/Bissau (Mavegro Desportiva). Em 1989 venceu uma prova de Nhacra/Bissau. Em 1990 venceu a prova Aeroporto/Bissau alusivo a celebração de 14 de Novembro. Em 1991 conquistou a prova Bissau-Safim-Bissau, no mesmo ano venceu a prova de 5 voltas da Praça dos Heróis Nacionais (Dia 18 de Junho).
Em 1992 venceu a prova realizada pela empresa Mavegro, num percurso de Bissau/Bissalanca/Bissau. No mesmo ano participou numa prova em Portugal organizada pelo Tavira. Ainda em 1991 conquistou uma prova em Cabo Verde. Em 1996 foi vencedor da prova volta Chapa de Bissau (trinta voltas) com uma equipa de Ciclismo da França. A 17 de Julho de 1997 venceu a prova Safim/Bissau. Em 1998 venceu uma prova em Ziguinchor, Senegal. Em 2003 participou numa outra prova em Dakar. Já em 2012 participou na prova CEDEAO do ciclismo na Nigéria. Também em 2002 esteve na mesma prova da comunidade económica no Senegal. Os dados espelham que ‘Cinco’ é o melhor de sempre do ciclismo guineense.
Por: Sene Camará
Foto: Aguinaldo Ampa