O Sport Bissau e Benfica sagrou-se hoje, 17 de Junho 2018, tricampeão nacional da primeira liga de futebol – ‘Guines-Liga’ 2017/2018, ao empatar [1-1] no Estádio da Rocha com o Sporting Clube de Bafatá.
A partida contava para a última jornada da ‘Guines-Liga’ 2017/2018, a 26.ª jornada, na qual o Benfica partia em vantagem com 48 pontos, dois pontos a mais em relação ao seu seguidor direto, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) que tinha 46 pontos.
Com o empate desta tarde, as Águias de Bissau totalizaram 49 pontos na tabela classificativa da ‘Guines-Liga’, os mesmos da União Desportiva Internacional de Bissau que venceu o Flamengo de Pefine por [1–0] nesta última jornada, num jogo disputado no Estádio Nacional ’24 de Setembro’, no Alto Bandim, periferias de Bissau.
O Benfica até estava a perder diante de um Sporting Clube de Bafatá que precisava de uma vitória ou empate. Em caso de empate, Bafatá tinha que contar com possível empate entre Canchungo e Bula, neste jogo aconteceu 1-1 no clássico nortenho. Bafatá e Canchungo fecharam o campeonato, ambos com 24 pontos, agora restam as contas da Federação de Futebol da Guiné-Bissau para confirmar entre as duas formações quem desce de divisão, mas os bafatenses acreditam que a permanência está garantida.
Apesar das dificuldades, o Sport Bissau e Benfica conseguiu alcançar um importante empate que lhe valeu o título de campeão nacional pela terceira vez consecutiva.
A UDIB fez pela vida e ganhou o seu jogo por [1-0] diante de Flamengo de Pefine, mas não foi suficiente para manifestar o campeonato.
O Sporting Clube de Guiné-Bissau encerra o campeonato amanhã frente aos Estivadores dos Portos de Bissau, numa partida agendada para o Estádio Lino Correia.
Por: Sene CAMARÁ